Cultura

Banda de Música da PM Maestro Wanderley completa 169 anos

Banda de Música Maestro Wanderley completa hoje 169 anos
Policia Militar da Bahia ,  Salvador | 18/09/2018 às 11:17
Banda de Música Maestro Wanderley
Foto: div

Originada em 17 de setembro de 1849, a Banda de Música Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia, completa hoje (17) 169 anos de criação. Intitulada como patrimônio cultural imaterial do Estado da Bahia pela Assembleia Legislativa, é a banda de natureza militar mais antiga em atividade no país e participou de episódios marcantes da história.

 

Entre suas passagens memoráveis, a banda seguiu com as tropas nacionais para a Guerra do Paraguai, tocou em concertos em outros estados da federação, incluindo um para o então presidente Getúlio Vargas no Rio de Janeiro e foi a primeira banda militar a tocar em um trio elétrico.

 

Durante esses quase dois séculos de vida, foi regida por maestros que deixaram o nome inscritos no rol dos grandes músicos de nossa Bahia, tais como  Carlos Gomes, Valdemar da Paixão, José do Espírito Santo e João Antônio Wanderley, este um dos autores do Hino ao Senhor do Bonfim.

 

“Entre as apresentações de destaque conta também a apresentação em conjunto com a Orquestra Fila Harmônica de Berlim, na primeira etapa de reinauguração do Centro Histórico do Salvador. A Banda de música desenvolve também projetos sociais voltados a contribuir para a inserção dos jovens no campo das artes. A banda possui uma agenda intensa, fruto do reconhecimento dos seus componentes. Esta é a Banda Maestro Wanderley, presente há 169 anos na vida da população baiana.” Enfatizou o major Raimundo Marins, chefe da coordenação de documentação e memória da Polícia Militar da Bahia.