Cultura

Arte Sacra na Bahia é tema de curso no IGHB

Aulas acontecem de 24 a 28 de setembro
IGHB Bahia , Salvador | 18/09/2018 às 11:13
Arte Sacra na Bahia é tema de curso no IGHB
Foto: div

A Catedral Basílica de Salvador, símbolo da arte sacra e da arquitetura religiosa no Brasil, reaberta esta semana após obra de restauração, será um dos temas de destaque do curso "História da Arte Sacra na Bahia", que acontece no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, de 24 a 28 de setembro, sempre das 14h às 18h.

 

As aulas serão ministradas pela professora doutora Maria Helena Flexor, que também vai abordar os "Artistas e oficiais mecânicos, historiografia da arte sacra, autorias e atribuições"; "Concilio de Trento e as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia: Arquitetura e mobiliário"; "Pintura, autorias, restauros e normas canônicas, hagiografia das ordens religiosas"; "Escultura, imagens de roca e de vestir e relíquias"; "Cristo com sua Cruz e Calvário".

 

Maria Helena Flexor procurou fundamentar seus estudos em documentação manuscrita, impressa e iconográfica, sobreviventes em arquivos ou museus, edifícios religiosos baianos, nacionais e portugueses, buscando desfazer equívocos ou estórias derivadas do imaginário de outros autores ou do folclore que o imaginário popular agregou à Arte Sacra, baiana e brasileira.

 

Para a especialista, "é consenso que a Arte Sacra baiana teve influências europeias, através de Portugal, entretanto, na historiografia europeia se nota a ausência de citações sobre a arte sacra das Américas, bem como, nos estudos brasileiros, tampouco se estabelecem laços mais profundos com a arte sacra europeia, especialmente quanto às suas origens comuns, no caso, a Contrarreforma Católica do século XVI", explica.

 

Desde o início de sua carreira, Flexor dedicou-se ao ensino de História da Arte, tanto no Curso de História da UCSal, quanto no Curso de Arquitetura da UFBA. Ingressou, por concurso, na Escola de Belas Artes da mesma Universidade. Continuou a colaborar, em pesquisa, no Centro de Estudos da Arquitetura na Bahia, e se dedicou à pesquisas de História Urbana, razão pela qual foi convidada para colaborar no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, na UCSal. Foi professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo dessa mesma Universidade.

 

A inscrição pode ser feita no site www.ighb.org.br - Mais informações no tel. 71 3329 4463, ou na sede do Instituto - Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade.

 

 

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo Programa Fundo de Cultura/Secretaria de Cultura/Estado da Bahia. Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.