Cultura

História da Moda é tema de curso no IGHB

As aulas acontecem de 17 a 21 de setembro
IGHB Bahia , Salvador | 12/09/2018 às 11:29
História da Moda é tema de curso no IGHB
Foto: div

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia está com inscrições abertas para o curso História da Moda. As aulas acontecem de 17 a 21 de setembro, das 13h30 às 17h30, e será ministrada pela professora especialista Ludmila Olicar (Mestranda, Produtora de Moda/ Coordenadora Pós Negócios e Stylist de Moda UNINOVAFAPI). 

Conforme explica a especialista, a moda vai além das tendências de cores e cortes. Ela evidencia gerações e marca a identidade das pessoas. Pode-se analisar a construção histórica do homem e da sociedade pelas suas vestimentas e pelo seu comportamento. "A proposta deste curso é levar o aluno a conhecer a história, influência e evolução do vestuário da moda e seus acessórios no comportamento e mudança da sociedade e vice-versa desde a pré-história até os dias atuais. Além de aulas teóricas e práticas através de atividades realizadas em equipe com finalização de uma exposição com bonecas vestindo roupas de época, haverá desfile de moda e painéis de referência", destaca.

O curso também propõe uma visita ao Museu do Traje e Do Textil (Antigo Instituto Feminino da Bahia), além de oficinas com os participantes e desfile no encerramento. 

Dentre os temas a serem discutidos estão: A Pré-História e suas vestimentas; Século XIX: Inicio do termo Moda; Décadas de lançamento dos modismos; Década 20: A Primeira Guerra, A Belle Epoque, Coco Chanel; Década 30: Crise de 20 (Depressão); A influencia do cinema na moda; Década 40: Segunda Guerra, O movimento do New Look, Dior; Década 50: Movimento dos jovens, Anos Dourados,Surgimento do Jeans; Década 60: Movimento Hippie ,Revolução Feminina; Década 70: Ditadura Militar, Movimento Punk; Década 80: Surgimento dos Shoppings, Mercado de Trabalho Feminino; Década 90: Tecnologia, Globalização; Século XXI: Novas constituições Familiares. 

 

As inscrições podem ser feitas diretamente no site do IGHB - www.ighb.org.br - Mais informações no tel. 71 3329 4463. O Instituto é uma das entidades apoiadas pelo Fundo de Cultura/Secretaria de Cultura/Estado da Bahia.