Cultura

Vamos mudar e abandonar velhos conceitos, por Hendrik Aquino

Hendrik Aquino é designer, jornalista e pós-graduado em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades.
Hendrick Aquino , Salvador | 11/09/2018 às 11:22
Liberdade é o mais importante
Foto:

É atribuída a Friedrich Nietzsche a seguinte frase: "Quanta verdade consigo suportar?". Uma frase aparentemente simples mas reveladora aos que não se deixam levar apenas pelas aparências e superficialidades.

Infelizmente boa parte da população ainda é ignorante a ponto de não reconhecer a necessidade de estudos além dos básicos - oferecidos nas escolas e academias. A internet, ferramenta poderosíssima, é utilizada em grande parte apenas para a troca de mensagens fúteis, tirando a nossa atenção de questões realmente importantes.

No entanto, a frase de Nietzsche pode ser mais facilmente compreendida quando lembramos de uma outra frase: “A verdade dói.”

Dói ter que encarar a verdade e abandonar velhos conceitos. Não é fácil dar o braço a torcer e reconhecer que o que acreditávamos durante anos ou por quase toda a vida não é mais verdade. Talvez nunca tenha sido. Para muitos, tal dor é tão insuportável que preferem a ilusão de continuar acreditando no que não é verdade ainda que, lá no fundo, sintam outra dor, causada por uma espécie de "auto traição".

Encarar a verdade não é fácil. Mudar não é fácil.

É preciso ter muita coragem e força de vontade para nos despirmos de “roupas velhas” ou, como diz Belchior na letra “Velha roupa colorida”: “...No presente, a mente, o corpo é diferente e o passado é uma roupa que não nos serve mais...”. Na mesma letra, Belchior chama a atenção para a necessidade de “rejuvenescermos”. “...Você não sente nem vê mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo, que uma nova mudança em breve vai acontecer, e o que há algum tempo era jovem e novo, hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer.”

Em outra letra, musicada e cantada por muitos admiradores do saudoso Belchior, ele deixou mais uma mensagem que também merece ser considerada: "...Você pode até dizer que eu tô por fora, ou então que eu tô inventando, mas é você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem..." (Como nossos pais | Belchior).

Se você leu este texto até aqui é porque algo está lhe incomodando a ponto de, assim como eu, dedicar um precioso tempo em busca de respostas. Tais respostas podem não nos agradar mas, e se forem verdade? Estaríamos dispostos a mudar os nossos conceitos ou é preferível deixar de fazer as perguntas diante do receio de mudar? “Quanta verdade consigo suportar?” (Friedrich Nietzsche).

Toda a nossa experiência de vida nos trouxe até aqui. É graças a ela que somos o que somos porém, poderemos ser muito mais se aceitarmos o maravilhoso e recompensador desafio de mudar e continuar mudando, cada vez mais.