Cultura

Casa de Oxumarê assinará termo de compromisso com o instituto Gambá

SÁBADO, 18
TC , da redação em Salvador | 13/08/2018 às 10:31
nO SÁBADO, 18
Foto:
a Casa de Oxumarê, firmará parceria com o Instituto de Ambientalistas da Bahia - Gambá, nesse sábado, 18, durante a celebração à divindade protetora do terreiro, o Arco-Íris, que este ano, terá como tema a Ecologia. Na religião do candomblé, a ecologia e espiritualidade estão diretamente associadas, uma vez que, os orixás possuem o domínio em cada elemento da natureza, como a água,  a terra, o fogo, o sol, a lua. Desta forma, a proposta de luta da Casa de Oxumarê para os próximos 12 meses acontecerá em torno à defesa do meio ambiente.

A agenda afirmativa do terreiro será marcada com diversas ações voltadas para a preservação do espaço sagrado para a religião, a natureza. Além do apoio do Gambá, com palestras, cursos e oficinas, durante esse período, as atividades serão comandadas pelo antropólogo Ordep Serra, que através do cetro iIéwó, também conduzirá o povo nessa jornada. O objetivo da Casa de Oxumarê é fazer com que a população reflita sobre a importância de manter o meio ambiente sadio e equilibrado, com atitudes simples, como cultivar plantas, não poluir a fauna e flora, economizar água, entre outras. A sociedade precisa entender que ao destruir a natureza, está prejudicando a si mesmo. São pequenas ações que ajudam a salvar  o meio ambiente!

Sobre o Gambá

Fundado há 36 anos, o Gambá – Instituto de Ambientalistas da Bahia é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, constituída com a finalidade de promover a conservação do Meio Ambiente, o desenvolvimento sustentável e a formação da cidadania, baseada em princípios democráticos e de justiça social. É reconhecida como uma organização de utilidade pública municipal pela Lei 3.540/85 e estadual pela Lei Estadual 7.750/00 e conta com cerca de 300 associados. Em sua trajetória, o Gambá denuncia irregularidades ambientais, discute a legislação, assume cargos de representação de ONGs ambientalistas nos espaços de controle público, desenvolve campanhas e ações de mobilização social, elabora e executa projetos, além de realizar trabalhos de pesquisa, monitoramento e recuperação da fauna e da flora.