Cultura

GOVERNADOR, PREFEITO SSA e outras autoridades lamentam morte ORLANDO

Corpo está sendo velado no Palácio Rio Branco e sepultamento será segunda com encontro de trios na Praça
Da Redação , Salvador | 17/06/2018 às 14:09
Orlando Tapajós com Luiz Caldas
Foto:
  O governador Rui Costa lamentou, neste domingo (17), a morte do construtor de trios elétricos Orlando Tapajós. Rui afirmou que "é com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento de Orlando Tapajós, uma das personalidades baianas que mudaram a forma de se fazer Carnaval na Bahia e no Brasil".

   Acrescentou que se solidariza, "em meu nome, da primeira-dama e de todos os baianos, com os familiares e amigos de Orlando Tapajós, nesse momento de dor e sofrimento. Expresso meus sentimentos de luto e pesar pela perda de uma figura tão importante para a história do Carnaval baiano”.

  NOTA DE ACM NETO

  O prefeito ACM Neto lamentou na manhã deste domingo (17) a morte do construtor de trios elétricos Orlando Tapajós. “O Carnaval da Bahia e as festas populares de todo o Brasil ganharam uma nova dimensão com os trios elétricos e Orlando Tapajós foi um dos grandes responsáveis por esta transformação “, afirmou o prefeito.

  ACM Neto disse também que a Prefeitura, na atual administração, teve a sensibilidade de construir a Casa do Carnaval, espaço dedicado aos artistas e foliões que transformaram a folia de Salvador na maior festa popular do mundo. “Lá (Casa do Carnaval) os visitantes podem ver cada detalhe de nossa festa e perceber a importância de Orlando Tapajós para o desenvolvimento de nossa festa. Nós resgatamos todo o trabalho que artistas como Orlando Tapajós fizeram para levar o Carnaval da Bahia para todo o mundo”, afirmou o prefeito.
“Que Deus dê conforto aos músicos, artistas, amigos e, principalmente, aos familiares de Orlando Tapajós”, concluiu ACM Neto.

  NOTA DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, Angelo Coronel, disse que a Bahia ficou um pouco menor e menos criativa hoje com o passamento de seu amigo, o construtor de trios elétricos e artista Orlando Tapajós, que faleceu neste domingo (17.05), aos 85 anos. “A Bahia perde na cultura musical, na inventividade e no empreendedorismo. 

Orlando, e seu Tapajós, era um amigo especial. Levei-o muitas vezes para tocar em minha terra natal, Coração de Maria. E um dia, quando decidi ter um trio próprio, o Trio Coronel, foi ele quem o construiu. Era a minha   ‘Coronave’, eu que fiquei marcado na minha adolescência pela inesquecível ‘Caetanave’. Orlando Tapajós era um gênio”, elogia Angelo Coronel.  

O presidente irá protocolar, amanhã, Moção de Pesar, mas fez questão de dizer que a ALBA está de luto desde já, assim como toda a  Bahia carnavalesca. “Se Dodô e Osmar criaram o trio elétrico - ‘invenção do Diabo que Deus abençoou’ - foi Orlando Tapajós quem o industrializou e o aperfeiçoou com tecnologia, inovação e uma criatividade extraordinária”, diz o chefe do Legislativo estadual.

Angelo Coronel roga a Deus para que a família, neste momento de dor, seja reconfortada com a certeza de que Orlando Tapajós cumpriu inteiramente a sua missão na terra e jamais será coberto pelo manto do esquecimento na história das artes e da cultura da Bahia: “Meu abraço solidário a todos os familiares e amigos de Orlando Tapajós, nesse momento de grande perda para a Bahia e, particularmente, para mim. Estou muito triste”, declarou.

   NOTA DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE SALVADOR

“A inventividade de Orlando Tapajós foi fundamental para a evolução do trio elétrico e ainda na criação da música trieletrizada, pois o seu trio gravou em 1969 o primeiro disco do gênero. Por tudo que fez pela Bahia e para o Carnaval de Salvador, seu nome já faz parte da nossa rica história”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da capital baiana, vereador Leo Prates (DEM), ao lamentar o falecimento de Orlando Tapajós, neste domingo (17).

   NOTA DE FERNANDO GUERREIRO DA FGM
 
  "Figura emblemática de nossa cultura, Dr. Orlando Tapajós fez de sua luta uma revolução. O Carnaval foi seu palco e Salvador sua platéia. Merece ter sua memória reverenciada e cuidada com esmero e carinho.", Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos.

    SEPULTAMENTO

   O corpo do carnavalesco Orlando Tapajós será velado no Palácio do Rio Branco neste domingo (17), a partir das 11 horas somente para família e amigos e aberto ao público a partir das 17 horas, fechando à noite. Na segunda-feira (18) será reaberto o Palácio a partir das 8 horas e às 11 horas, o corpo sairá em cortejo no Corpo de Bombeiros descendo a Praça Castro Alves, dando a volta na Casa D’Itália e voltando para a Praça, onde será feita homenagem pelos trios elétricos e, de lá, segue para sepultamento no Jardim da Saudade marcado para 14 horas.