Cultura

MORRE CINEASTA NELSON PEREIRA de Tenda dos Milagres e cinema novo

Em 2006, foi eleito para a ABL, tornando-se o primeiro cineasta a ocupar uma vaga na Academia.
Da Redação , Salvador | 21/04/2018 às 18:42
Nelson Pereira, 89 anos
Foto:
Morre aos 89 anos o diretor de cinema Nelson Pereira dos Santos, um dos precursores do Cinema Novo. O cineasta estava internado desde a quarta-feira, dia 12, com uma pneumonia, no hospital Samaritano. Na internação foi constatado um tumor no fígado, já em estágio avançado, que causou a morte do diretor.

O corpo deve ser velado na Academia Brasileira de Letras (ABL). Nelson faria 90 anos em outubro. Ele deixa a mulher Ivelise Ferreira, quatro filhos e cinco netos.

Um dos nomes mais importantes do cinema nacional, é diretor de mais de 20 filmes, entre eles clássicos como "Vidas secas" (1963), baseado no livro de Graciliano Ramos; e "Rio 40 graus" (1955), considerada obra inspiradora do Cinema Novo.

Nascido em 22 de outubro de 1928 em São Paulo, formou-se em direito na USP. Atuou ainda como jornalista, tendo passagens por veículos como Diário da Noite e o Jornal do Brasil.

COMENTÁRIO DO BAHIA JÁ

Um grupo de jornalistas de Salvador teve o prazer de atuar no filme Tenda dos Milagres produzido por Nelso, em Salvador, na década de 1970. Fiz o papel de Peçanha, um 'foca' e tivemos uma convidência co Nelson das mais agradáveis na antiga Galeria 13, Pelourinho, onde algumas das cenas foram filmadas. Outras cenas foram também filmadas na redação do antido Diário de Noticias onde eu era o editor chefe, em 1975 (TF).