Cultura

ARQUEÓLOGOS descobrem sistema de canais para construir a pirâmide GIZÉ

Com informações do The Sun
Da Redação , Salvador | 24/09/2017 às 18:59
Pirâmide Gizé, 2.600 a.C
Foto: DIV
    Arqueólogos descobrem como os antigos egípcios construíram a Grande Pirâmide de Gizé em 2600 aC. A descoberta de um antigo rolo de papiro, um barco cerimonial e um sistema de obras hidráulicas mostram como eles transportaram 170 mil toneladas de calcário.

Sabe-se há muito tempo que a rocha foi extraída a oito milhas de distância em Tura e que o granito usado na estrutura monumental foi extraído a 533 milhas de distância em Assuão.

  No entanto, os arqueólogos discordaram de como o material foi transportado para Gizé, agora parte do Cairo moderno, para a construção do túmulo do faraó Khufu em 2600 aC.

Agora, esse mistério poderia ser um passo além de ser resolvido após a descoberta de um antigo rolo de papiro, um barco cerimonial e uma rede de vias navegáveis, informou o Correio no domingo.

A nova evidência mostra que milhares de trabalhadores transportaram 170 mil toneladas de calcário ao longo do rio Nilo em embarcações de madeira construídas com pranchas e cordas.

Os blocos de 2,5 toneladas foram transportados através de um sistema de canais especialmente projetados antes de chegar a um porto interior construído a poucos metros da base da Grande Pirâmide.

O rolo de papiro é o único registro de primeira mão de como a pirâmide foi construída, e foi escrito por um supervisor chamado Merer.

Ele explicou em detalhes como a pedra calcária foi movida da pedreira em Tura para Gizé usando as vias navegáveis ​​da Idade do Bronze.

O arqueólogo Mark Lehner também descobriu evidências de uma via navegável embaixo do platô que a pirâmide assenta.

Ele disse: "Descrevemos a bacia do canal central, que achamos que era a principal área de entrega ao pé do Planalto de Gizé".

As novas descobertas estão sendo transmitidas em um documentário sobre Channel 4 hoje à noite chamado Great Pyramid: The New Evidence