Cultura

De queridinho à controverso: episódio de GOT divide fãs, NARA FRANCO

Esse esforço ficou claro no episódio exibido no último domingo. Parecia estréia de novela da Globo. Tudo rápido e correndo contra o tempo
Nara Franco , Rio de Janeiro | 22/08/2017 às 10:56
Game of Thornes
Foto:
Como não amar Game of Thrones? Eu amo. Tem dragão, tem assassinatos em série, amor entre irmãos, muita política e episódios de tirar o fôlego com cenas de batalha extremamente bem filmadas e editadas. Muita gente ama GOT por vários motivos, entre eles o carisma de personagens como o de Jon Snow, o filho rejeitado que se torna herói da Casa Stark. 

Todo o amor, porém, não exime a série de algumas escorregadas terríveis. O sexto episódio da sétima temporada que o diga. Visto na semana passada em primeira mão na Espanha, devido a um erro da HBO local, "Beyond the wall" é sem dúvida o capítulo mais fraco de GOT.

O jornal inglês The Guardian, o classificou como "bobo" e afirma que a sétima temporada, por reduzir o número de episódios a sete, não deu conta de todos os detalhes da trama. O que mais vem incomodando os fãs, inclusive a mim, é a facilidade e velocidade com que os personagens se deslocam. Tudo para encurtar a história. 

Esse esforço ficou claro no episódio exibido no último domingo. Parecia estréia de novela da Globo. Tudo rápido e correndo contra o tempo. De olho no relógio, o roteiro começou a ruir. Jon manda Gendry ir até a muralha mandar um corvo para Daenerys. E ele fez isso mais rápido que Usian Bolt! Levando em consideração que eles andaram um episódio inteiro para chegar até onde estavam, Gendry é o homem mais rápido do mundo. Na Muralha, por sua vez, estava o corvo mais rápido do mundo, que chega à Pedra do Dragão em questão de minutos. E lá vem Daenerys toda preparada para salvar os amigos, montada em seu dragão. 

Não podemos esquecer que o exército do Rei da Noite está para chegar na Muralha desde o primeiro episódio da série. Ok..licença poética. Mas tantos deslocamentos, tanta coisa sem sentido (porque um exército de zumbis vai ficar esperando três horas a água congelar para atacar meia dúzia de pessoas? Naquela temperatura a água congelaria em questão de minutos!),acabou deixando GOT um pouco sem graça. Nada que faça os fãs deixarem de amar a série. Mas deixou a desejar.