Cultura

Inscrições abertas para a segunda edição do Festival MUSA Sucesso em

De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, o evento chega para fortalecer o calendário de eventos da cidade
Da Redacion , Salvador | 19/08/2017 às 09:21
  O MUSA - Festival de Música Universitária de Salvador - promete ser ainda mais empolgante em sua segunda edição, estimulando a irreverência criativa dos estudantes. Todos os universitários da Bahia podem participar do projeto, idealizado também para se tornar um espaço de diálogo artístico-musical entre os jovens. As inscrições abrem nesta quinta-feira (17) e podem ser feitas através do site do festival até dia 17 de setembro.

Com a parceria da Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o festival distribuirá R$ 22 mil em prêmios. Serão premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares nas categorias Música, Intérprete Masculino, Intérprete Feminino, Instrumentista e Banda, além de um artista plástico. No primeiro ano, 11 obras foram selecionadas para o Prêmio Troféu Musa 2016, que teve escolha popular, com 277 músicas foram inscritas no Festival.
 
De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, o evento chega para fortalecer o calendário de eventos da cidade. “O festival vem para potencializar o diálogo e a interação com as universidades e com os estudantes, mas também para engrandecer o cenário da música baiana, para trazer o novo, para gerar oportunidade e assim realizar um grande espetáculo. Salvador é culturalmente e musicalmente plural, e o MUSA nos possibilita enxergar os novos talentos”, acrescenta o gestor.
 
A idealizadora do projeto, Eliana Pedroso, afirma que o MUSA aposta na irreverência artística, fomentada pelo descompromisso com regras de mercado e conceitos pré-estabelecidos, e também se propõe a ser um espaço de intercâmbio de ideias e de convivência. “É um Festival de música universitária para ser assimilado como um espaço de ousadia estética, lastro de movimentos artísticos renovadores”, ressalta Eliana.
 
Processos de Seleção - A seleção das músicas concorrentes será realizada em quatro etapas. A primeira é a pré-seleção, onde uma comissão de curadoria - formada pelos músicos Luciano Salvador Bahia, também diretor musical do projeto, Luisão Pereira e Claudia Cunha - escolherá 14 músicas para concorrer diretamente na semifinal do MUSA. Essa comissão também indicará mais oito músicas que passarão para a fase “Musa Voto Popular”, que prevê apresentações públicas no Café-Teatro Rubi, em 4 de outubro. Nessa apresentação, a plateia indicará as quatro últimas composições que irão para a semifinal do festival, somando, portanto, 18 concorrentes.

Os 18 finalistas se apresentarão no Parque da Cidade, em 14 de outubro, com acesso gratuito ao público. Já no dia 15 de outubro, segundo dia do Festival, acontece a grande final MUSA, com as 12 músicas selecionadas no dia anterior, havendo também a premiação das distintas categorias. Para encerrar cada noite, o Festival traz uma banda convidada. O músico Pedro Pondé, padrinho MUSA, já é presença confirmada e se apresenta no palco do Festival na grande final.