Cultura

ALIANÇA FRANCESA abre portas para conhecer a cultura francesa

A partir de 5 de agosto
Da Redação , Salvador | 19/07/2017 às 10:12
Portas SAbertas
Foto:
      

A Gastronomia, a Moda, os Vinhos estão sempre presentes quando o assunto é França. Que tal saber um pouco mais sobre estes ícones de uma das culturas mais admiradas no mundo? Esta é a proposta do Portas Abertas, encontro que a Aliança Francesa promove no dia 05 de agosto em sua sede da Ladeira da Barra. A programação inclui palestras, aulas experimentais e roteiros culturais pela Cidade da Luz. Tudo de graça.

Para quem planeja viajar, serão apresentados roteiros de visitação como “Paris, je t’aime” que mostra um giro de sete dias na capital francesa com dicas de locais apaixonantes. Já o “Variété française” traz um guia de pontos onde é possível conhecer a música local. E o “Turistar na França”, reúne informações turísticas sobre todo o país.

Para quem quer saber mais sobre o idioma francês, vão ser realizadas aulas experimentais para todos os níveis, nos ateliês específicos de pronúncia, gramática e conjugação. Também serão oferecidas aulas experimentais para iniciantes e para quem já tem o nível intermediário. Mas é importante se inscrever com antecedência pois as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 21 de julho.

O Portas Abertas também vai promover palestras sobre o estilo de se vestir e sobre a música francesa. “Vamos oferecer descontos progressivos para quem se inscrever nas palestras e ateliês. Quem participar de uma atividade vai ter direito a 5% de desconto e quem se inscrever em quatro, vai garantir 20% de desconto nas inscrições para o próximo semestre”, explica Olívia Detroint, diretora da Aliança Francesa.

Vinhos, cremes e bolsas de estudo
No estilo de uma feira cultural, o Portas Abertas também vai abrigar stands de várias marcas famosas. No Ateliê de Bombons será possível degustar algumas delícias da pâtisserie francesa. A Canardoré, especialista em vinhos franceses, também vai marcar presença, além do box da L’Occitane, com diversos produtos de beleza. As crianças ganham espaço no “Les p’tits loups” com aulas experimentais pela manhã para meninos e meninas com faixa etária de 3 a 9 anos.

O Portas Abertas também vai ter espaço voltado para quem busca informações sobre bolsas de estudo. Haverá palestras especiais para aqueles que querem estudar na França ou ir para Québec, no Canadá. Durante todo o dia vai funcionar um stand do Campus France para tirar dúvidas de quem planeja estudar no exterior.

Livros e Teatro
O Teatro Molière vai promover aulas experimentais de teatro para todas as idades com a trupe Teca Teatro. A Mediateca também estará aberta ao público para apresentar o programa Culturethèque, LaBaguette e também para quem apenas quiser ler um livro ou assistir um DVD.

O Café Terrasse, vai oferecer o menu especial França. Para aproveitar ainda mais a linda vista sobre a Baía de Todos os Santos, o café terá a partir das 14h, uma aula de conversação ao ar livre, sem limite de vagas. No final do dia, apresentação do grupo musical AbApA composto de Tedy Santana (bateria), Duda Almeida (guitarra e ukulele), Zinha Franco (baixo e vocais) e Laurette Perrin (vocais e trombeta). Eles vão tocar música francesa com cobrança de couvert em separado.

“Nosso objetivo é criar um dia de imersão na cultura francesa e seus diversos aspectos”, afirma Olivia Detroint. O Portas Abertas acontece no dia 05 de agosto, das 8h30 às 17h30. A programação completa e as inscrições para as atividades podem ser feitas no site www.afbahia.com.br.