Cultura

Bahia concorre em Festival Internacional de Dança

Participação do Grupo EBATECA no Festival Internacional de Joinville é uma das atividades que marcam os 55 anos da escola
Maia Comunicação , Salvador | 18/07/2017 às 18:07
Maria Fernanda Queiroz
Foto: div
O corpo de bailarinas do Grupo EBATECA participa do Festival de Dança de Joinville que acontece de 18 a 29 de julho, na cidade catarinense. Realizado desde 1983, o festival é um dos maiores do mundo e todos os anos reúne cerca de seis mil participantes e interação com um publico de mais de 200 mil pessoas. Esta é uma das ações que integram a programação especial que comemora os 55 anos da Escola de Ballet do Teatro Casto Alves – EBATECA.
Integrando a programação comemorativa, a escola também participou do World Ballet Competition, em Orlando (EUA) e do V Festival Internacional de Dança de Goiás, onde recebeu diversas premiações.
Nesta edição do Festival de Dança de Joinville, o Grupo EBATECA representa a Bahia e o Brasil na competição Meia Ponta com o Solo Neoclássico “Samba Lelê”, de Ana Karla Sampaio que será apresentado pela bailarina Beatriz Amaral e com a coreografia “Funny Molzart”, de Maria Thereza Gordilho, apresentada pelo corpo de baile EBATECA. No mesmo dia, a bailarina Julia Kataoka também representa o estado na mostra competitiva Solo Júnior com a coreografia Baianá, de Binho Pacheco.
Mostras abertas
No dia 23 de julho, o corpo de baile da EBATECA também marca presença no Festival de Dança de Joinville em Palco Aberto na Feira da Sapatilha e na Praça Nereu Campos com os solos variação de Kitri, do balé Don Quixote, com a bailarina Julia Kataoka, variação da fada de A Bela Adormecida, com Carol Feijó e a coreografia “Funny Mozart”.
A final da competição acontece no dia 24 de julho e as baianas entram com grande chance de premiação.
Promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações. Em 2005 foi considerado o maior festival de dança do mundo, registrado no Guines Book.
Outros Concursos
World Ballet Competition
Integrando a programação especial de comemoração dos 55 anos da EBATECA, o corpo de baile da escola vem participando de mostras competitivas de dança no Brasil e exterior.
​   Em junho, Julia Kataoka foi a única bailarina baiana a participar do World Ballet Competition, em Orlando (Estados Unidos), quando disputou com performers de todo o mundo, ficando entre as finalistas.
V Festival Internacional de Dança de Goiás
De 1º a 9 de julho, o Grupo Ebateca participou do V Festival Internacional de Dança de Goiás, arrematando diversas premiações.
​ ​ A bailarina Alice Paim conquistou o 3º lugar na categoria Solo Livre com a coreografia Temps du silence de Leila Barros. O segundo lugar ficou com Karen Santos com a coreografia A Dancer’s Day de Juliana De-Vecchi (Não houve primeiro lugar).
Na categoria Duo Clássico as bailarinas Karen Santos e Maria Fernanda Queiroz conquistaram o 2º lugar com a coreografia Apologize de Tiago Ramos (não houve primeiro lugar).
A bailarina Maria Fernanda Queiroz ficou em 2º lugar na categoria Clássico Livre com a coreografia Sometimes de Carla De-Vecchi e em 1º lugar na categoria Variação Clássica de Repertório com a variação de Coppelia, tendo como coach a professora Juliana De-Vecchi.