Cultura

O RIO DE JANEIRO por Machado de Assis, comenta NARA FRANCO

Aos 21 anos de idade, Machado foi convidado por Quintino Bocaiuva para trabalhar no Diário do Rio de Janeiro
Nara Franco , RJ | 21/06/2017 às 21:10
O Bruxo do Cosme Velho, Machado de Assis
Foto:

Hoje, 21 de junho, é aniversário do Bruxo do Cosme Velho, como era conhecido o escritor Machado de Assis. Ou melhor, Joaquim Maria Machado de Assis. Poeta, romancista, cronista, dramaturgo, jornalista e crítico literário, Machado tinha mil faces assim como seus personagens. 

Mulato, sem filhos, Machado foi pioneiro e revolucionário para sua época. Até hoje, livros como "Dom Casmurro" e contos como "O Alienista" despertam paixões e uma dezena de estudos. Capitu traiu ou não Bentinho, eis a questão?

Se você curte literatura e a obra de Machado pode fazer um passeio pelo Rio de Janeiro seguindo os passos do velho bruxo, fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL). O escritor nasceu em 21 de junho de 1839 no Morro do Livramento; ou seja, no termo mais politicamente incorreto possível, o escritor era um "favelado", filho de um pintor, que por sua vez era filho de escravos alforriados, e de uma lavadeira. 

O Livramento era domínio de uma importante família do Rio de Janeiro capital do Império, que no terreno tinha uma grande chácara onde a mãe de Machado era empregada. Hoje, pouco resta no local do que foi a casa onde Machado de Assis teria nascido. Como toda comunidade pobre do Rio de Janeiro, o Livramento - a primeira favela do Brasil conhecida hoje como Providência - carece de saneamento, iluminação e coleta de lixo. Foi pacificada em 2010, mas, sete anos depois, não é 100% tranquila longe disso). Minha dica é que o visitante faça um dos passeios do professor de história Milton Teixeira pelo Centro Histórico do Rio ou comece pela Zona Portuária, totalmente reformulada para a Rio 2016. Ali há o Cais do Valongo e a Pedra do Sal, onde toda segunda há uma roda de samba na rua, gratuita. Mais seguro e mais garantido.

Adolescente, Machado passou a frequentar a Sociedade Petalógica do Rossio Grande, atual Praça Tiradentes. O local vale a visita pelo burburinho que há no local à noite. A praça tem no seu entorno os teatros Carlos Gomes e João Caetano, o Real Gabinete Português de Leitura, a Gafieira Estudantina e o Bar Luiz, um dos mais antigos e tradicionais do Rio, além do Bar do Nanam, ponto de encontro da juventude alternativa e boêmia da cidade. 

A sociedade foi fundada por Francisco de Paula Britto, que em 1850 criou a Imperial Typographia Dous de Dezembro. Nela, Paula Britto foi o primeiro editor de Machado de Assis, que começou a revisar as obras impressas pela tipografia e a colaborar na revista Marmota Fluminense. 

Aos 21 anos, Machado de Assis foi convidado por Quintino Bocaiúva a trabalhar no Diário do Rio de Janeiro (https://bndigital.bn.gov.br/artigos/diario-do-rio-de-janeiro/), primeiro jornal diário publicado no país, que trazia uma grande novidade para a época: a publicação de anúncios!. Nele, o repórter Machado de Assis trabalhou de 1860 a 1867. Exemplares do jornal podem ser consultados na Biblioteca Nacional, na Cinelândia, Centro do Rio. 

Amanhã eu volto com a ascensão de Machado na sociedade carioca. 


Serviço

Cais do Valongo
Sítio Arqueológico do Cais do Valongo e da Imperatriz
Entre as ruas Coelho e Castro e Sacadura Cabral - Gamboa

Pedra do Sal
Rua Argemiro Bulcão s/n - Saúde
Roda de samba toda segunda
pt-br.facebook.com/rodadesambapedradosal

Real Gabinete Português de Leitura
Rua Luís de Camões 30 - Centro
De segunda a sexta de 9h as 18h
http://www.realgabinete.com.br/

Gafieira Estudantina
Praça Tirandentes 79 - Centro
https://www.facebook.com/Gafieira-Estudantina-232146256907590/

Bar Luiz 
Rua da Carioca 39 - Centro

Biblioteca Nacional
Avenida Rio Branco 219 - Centro 
https://www.bn.gov.b