Cultura

SALVE! São Jorge, herói no tempo em que havia dragões ZÉDEJESUSBARRÊTO

Jorge da Capadócia adorado em todo Brasil
ZédeJesusBarrêto ,  Salvador | 23/04/2017 às 15:33
Jorge mata o dragão em Selena, na Libia, e depois vira santo
Foto: ILS
Em toda casa tinha um quadro de São Jorge, em toda casa o Santo Protetor !

A tradição popular atribuiu a São Jorge, guerreiro, a morte de um dragão em Selena, na Líbia. Ele teria vencido o dragão, com sua lança, montado num cavalo branco, e libertado a donzela, lenda dos tempos em que ainda existiam dragões e donzelas. Mas essa é a imagem que ficou de São Jorge na memória dos tempos. Imagem que os apaixonados curtem juntos olhando a lua cheia... nas manchas da lua, basta olhar com fé, lá está São Jorge cavaleiro.

Como canta Caetano: 

“Lua de São Jorge/cheia branca inteira/ oh! minha bandeira/ solta na amplidão.// ... Lua de São Jorge/brilha nos altares/brilha nos lugares/ onde estou e vou/ Lua de São Jorge/brilha sobre os mares/brilha sobre o meu amor”

Como compôs Jorge Ben, ‘Jorge da Capadócia’, Capadócia lugar de nascimento de Jorge, segundo a tradição da Igreja Católica que o santificou:

“Jorge sentou praça na cavalaria/e eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia/ Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge/para que meus inimigos tenham pé e não me alcancem/para que meus inimigos tenham mãos e não me toquem/para que meus inimigos tenham olhos e não me vejam/ e nem mesmo um pensamento eles possam ter para me fazerem mal// Armas de fogo, meu corpo não alcançará/Espadas, facas e lanças se quebrem, sem o meu corpo tocar/ Cordas, correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar/Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge/Jorge é de Capadócia, Viva Jorge, Salve Jorge !”

*
Na mística e sincrética Bahia, São Jorge é identificado com Oxóssi, Orixá guardião dos terreiros de Ketu. Mãe Stella de Oxóssi, Yalorixá do Axé Opô Afonjá, escreveu em seu livro ‘Osósi, O Caçados de Alegrias’:

...”Como caçador que é, Osósi não para em um só lugar, não pertence a uma cidade permanente; o Orun é a sua pátria. Também representa a disciplina, a retidão de comportamento. ... Quando Osósi solta a flecha é como se determinasse à linha de nossa vida para a verdade. Com Osósi é sim ou não. Ele não gosta de mentiras” ... 

**
Assim... missa, reza, vela e procissão para São Jorge ; mel de abelhas, feijão fradinho e carne de caça como oferendas para o Orixá Oxóssi: É ku auro ó ! 

Que eles nos guiem e nos protejam, sempre.