Cultura

Inscrições abertas para Curso sobre a História da Arte no IGHB

De 12 a 15 de dezembro, R$100,00
Da Redação , Salvador | 07/12/2016 às 10:36
No IGHB
Foto:
“História da Arte: Emoção e Razão em obras de Arte” é tema de curso que acontece de 12 a 15 de dezembro, das 18h30 às 21h, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. As aulas serão ministradas pelo historiador Rubens Antonio da Silva Filho, com carga horária de 15 horas. 

Para o coordenador, conhecer a História da Arte possibilita o reconhecimento de identidades, similaridades, analogias e homologias entre modos de pensar, sentir e agir, ainda que muito distantes no espaço e no tempo. “Este curso mostrará o que foi a Arte no Tempo e fornecerá recursos para efetivamente entendermos e sentirmos o que foram mais que as mãos humanas que produziram esculturas, pinturas, poesias, músicas, Arquitetura; além de decifrar e fornecer um retrato de cada Civilização”.

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa de ações continuadas a instituições culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura. 

Sobre o coordenador: Rubens Antonio da Silva Filho é graduado em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1078-1982), em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (1995-1999), tendo cursado também Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1989-1993). Mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. É servidor público desde 1984, atuando como Geólogo do Museu Geológico do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, respondendo por questões relacionadas à Minerologia, à Geologia, à Paleontologia e às Histórias Geológica e da Mineração. Autor de livros e mapas, Ministra cursos relacionados a Geologia, História Geológica, Artes, História, com ênfase para o Cangaço, e urbanização de Salvador, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Conteúdo programático: Emoção e Razão; Dionisismo e Apolismo; Classificação e enquadramento dos objetos de Arte; Renascimento, Maneirismo e Barroco; História da Arte da pré-História à Modernidade - pré-Históricos - Mesopotâmicos - Egípcios - Acaios - Egeus - Celtas - Gregos - Romanos - Medievo Românico - Vikings - Medievo Gótico - Renascentistas - Barrocos - Neo-Classicistas - Românticos – Modernistas; Emoção ou Razão - Exemplos baianos. 

SERVIÇO
Curso História da Arte: Emoção e Razão em obras de Arte
Quando: 12 a 15 de dezembro, das 18h30 às 21h
Local: sede Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Av. Joana Angélica, 43, Piedade - CEP 40050-001
Inscrição: R$ 100,oo (cem reais)