Cultura

Programação apetitosa do Teatro Gregório de Mattos encerra temporada

Até 11 dezembro no Teatro Gregório de Matos
FGM , Salvador | 05/12/2016 às 21:27
Três homens preparam um jantar
Foto: Giovani Rufino
Últimos dias para degustar o nosso MENU. Até 11 de dezembro, no Teatro Gregório de Mattos, às 19h, três homens estarão em cena preparando um jantar a ser servido em cumplicidade com a plateia. A ação concreta: cozinhar. Teatro e Gastronomia. Cena e prato. Corpo e comida. O pecado capital mais saboroso está no palco: a gula.
 
Esse é MENU, espetáculo dirigido pelo “chef de cuisinie” Thiago Romero, fundador do Teatro da Queda e integrante da Cia NATA. No espetáculo fica evidente que são tantas e belas as faces do desejo de comer e de ser servido. Em cena, os “sous chefs” (atores) Luiz Antônio Sena Jr., Mauricio Pedreira e Breno Fernandes que “reveza as facas de corte” com Douglas Oliveira.
 
O espetáculo convoca o público a uma experiência cênica que mistura teatro, performance e gastronomia para refletir sobre a erotização do corpo, os arrochos da mídia, as gavetas sexuais e os tabus sócio-político-familiares.
 
Em cena, cada ator cria um prato – uma entrada, um prato principal e uma sobremesa - e expõem-se no instante real, preparando um menu que servido a plateia embaralha os sentidos e a lógica da degustação: dos olhos à boca, o caminho nem sempre é direto.
 
Menu nos questiona: “Que fruta eu seria?”; “Que alimento estamos comendo?”; “Que sabores estamos degustando?”; “Qual o preço podemos pagar pelo prato comido?”. Estas e outras interrogações ambíguas, que tão doces e azedas como o morango, nos provoca e seduz.
 
Enquanto preparam o mise em place, os atores fazem reflexões entre a humanidade e a comida, passando por formas de produção, aquisição, consumo e distribuição de diversos alimentos. Em determinado momento, trazem à tona os perigos da produção industrializada de alimentos.
 
A comida é o ponto central e se ramificaria em vários outros temas. “Chegamos na Gula, na fome, em temas como a hipersexualização do corpo, o desejo sobre o outro, as máscaras sociais. Criamos uma mesa cheia de ingredientes e territórios de invento”, completa Thiago Romero.
 
Idealizador do espetáculo, o ator, produtor e diretor da A Outra Companhia de Teatro, Luiz Antônio Sena Jr., declara que há algum tempo vinha com uma inquietação: a cozinha como espaço de encontro e reserva para tratar de assuntos mesmo que indigestos. “Entre o prato servido e o ato de comer, o corpo como alimento para gula que é atiçada pela máxima do olho que come”, realça Luiz Antônio.
 
De acordo com Daniel Arcades, dramaturgo do espetáculo, a comida é o caminho perturbador para a alquimia dos delitos e deleites vitais. “O tempo inteiro, a comunicação permeia os questionamentos diante do sentido da fome e a inserção do mercado alimentício na moda, arte e do sexo”, acrescenta.
MENU é um projeto horizontal e colaborativo de criação, a dramaturgia é composta por textos escritos por Daniel Arcades, Paula Lice, Thiago Romero e elenco. A preparação corporal é de Anderson Danttas, que ofereceu um vocabulário vasto para a atuação que lidará com o instante real e seus riscos.
 
O figurino de Luiz Santana potencializa a interação dos atores com a cenografia-instalação de Erick Saboya, que corrobora com a presentificação do instante, e associada a iluminação de Marcos Lobo sublinham a poética da comida como ato de exposição de interesses, encontro de poderes e margem de pactos.
 
Ficha Técnica -MENU
Direção: Thiago Romero
Concepção: Luiz Antônio Sena Jr e Thiago Romero 
Elenco: Luiz Antônio Sena Jr, Maurício Pedreira, Breno Fernandes / Douglas  Oliveira
Dramaturgia: Daniel Arcades
Texto: Daniel Arcades, Paula Lice, Rafael Martins, Thiago Romero e elenco
Cenografia: Érick Saboya 
Figurino: Luiz Santana
Iluminação: Marcos Lobo
Preparação Corporal e Coreografia: Anderson Danttas
Direção de produção: Bergson Nunes e Luiz Antônio Sena Jr
Produção executiva: Diego Moreno, Eric Lopes e Icaro Piton
Foto: Giovani Rufino
Design Gráfico: Diego Moreno e Giovani Rufino