Cultura

SANTA BÁRBARA: Uma procissão que tem a cara da Bahia e exalta o negro

As mulheres de Iansã são vivazes e belas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/12/2016 às 15:59
Miscigenação perfeita na procissão
Foto: BJÁ
  A festa para Santa Bárbara é aquela que mais representa a cara da população de Salvador na sua essência, na mistura das pessoas que são católicas, vinculadas à igreja de Roma, e integram o povo-de-santo, dos adeptos do candomblé. É também a mais representatvia da miscigenação da Bahia, de uma mostra das raças branca, negra e tupinambá.

  No cortejo há um desfgile de baianas desses credos e raças numa integração expressiva, sem preconceitos, todos orando e cantando em louvor a uma santa e orixá que simbolicamente é a senhora dos raios e dos trovões, seguida de chuvas pesadas.

   Diz-se que a mulher de Iansã ou de Santa Bárbara também tem raios no corpo é de uma personalidade forte, o que na Bahia, em linguagem popular se configura como aquela que, por algum motivo justo, roda a baiana. E como roda! Espanando para bem longe todos os que a maltratam ou lhe dizem um lero.

  A procisão para Santa Bárbara não é apenas um ato religioso em sí. A população do povo de santo exalta os negros, a liberdade, a sua força e beleza. E como são belas as baianas de iansã. Vivazes. Vestidas na cor vermelha ficam ainda mais fortes e determinadas.

   Quem foi a procissão de Santa Bárbara pode apreciar esses atibutos. Quem não foi, programe para ir em 2017.