Cultura

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) estréia o “Projeto Endogenias”, 27

Dias 27, 28 e 20 de setembro
Secult , Salvador | 26/09/2016 às 17:20
Cena do balé
Foto: Maurício Serra
“Endogenias” é o nome do mais novo projeto coreográfico do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), que este ano comemora seus 35 anos de fundação. A estréia do projeto será nos dias 27, 28 e 29 de setembro, (terça, quarta e quinta), no Teatro Castro Alves, às 20h. O espetáculo volta a acontecer nos dias 06 e 07 de outubro (quinta e sexta), às 20h. O espetáculo será apresentado com a platéia sentada no próprio palco da Sala Principal. “Endogenias” reúne três coreografias inéditas, concebidas por bailarinos da própria companhia baiana de dança contemporânea: “Generxs, de Leandro de Oliveira; Youkali, de Konstanze Mello, e Dê Lírios, de Tutto Gomes. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

O título do projeto tem a ver com a qualidade daquilo que se origina no interior de um organismo, de um sistema, ou que se desenvolve pela influência de fatores internos. “Endogenias” remete a um processo de crescimento do próprio Balé, que parte do interior para o exterior, e se apresenta como um todo, numa cena inteira bastante contemporânea.

O BTCA celebra seu trigésimo quinto ano de fundação em 2016, e é a 1ª companhia de dança oficial do Norte-Nordeste. Sua trajetória abrange mais de 70 coreografias e uma carreira internacional de sucesso. A companhia é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e, junto com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), é um dos corpos artísticos do Teatro Castro Alves.


GENERXS (pronuncia gênerixs), de Leandro de Oliveira - A coreografia discute o gênero, a identidade de gênero e a sexualidade, tendo como foco os limites simbólicos impostos aos indivíduos e as relações de poder estabelecidas entre eles dentro do contexto interpessoal. O trânsito e consequente fluxo de imagens na cena têm como base três fases: a criminalização e o preconceito; a tolerância relativa; e a celebração. Deste modo GENERXS - corpos em trans trânsito - pretende levar o público a refletir sobre gênero, partindo de imagens e contextos do cotidiano a que são submetidos os indivíduos na construção das suas identidades.

“YOUKALI”, de Konstanze Mello - Livremente inspirada na obra Cabaré Youkali, do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht (1898-1956), e do também alemão, o compositor Kurt Weill (1900-1950), esta versão com o titulo de “Youkali”, acontece num bar dançante onde tudo é permissível. Diante de uma realidade altamente instável e perversa, um utópico lugar onde se pode viver o que realmente é desejável, sem censura e/ou julgamentos. A coreografia “Youkali” atualiza o sonho de um mundo melhor.

“DÊ LÍRIOS”, de Tutto Gomes - O ponto de partida dessa montagem foi o marco estabelecido na década de 1970, quando o escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-1914) lançou o “Movimento Armorial”, com a proposta de uma arte erudita a partir das raízes culturais e populares do nosso país. A coreografia “Dê Lírios” procura encontrar um elo entre a arte popular e a dança contemporânea, mais precisamente voltada para a identidade nordestina, que é rica em sua maneira peculiar de se relacionar, com as influências norte-americanas e europeias, e ainda assim encontrar uma maneira única de evoluir.

 
SERVIÇO:


O quê:     BALÉ TEATRO CASTRO ALVES (BTCA) – “PROJETO ENDOGENIAS” – ESTREIA

Coreografias:  “Generxs, de Leandro de Oliveira; Youkali, de Konstanze Mello, e Dê Lírios, de Tutto Gomes

Onde:      Sala Principal do Teatro Castro Alves (platéia no palco)

Quando:  dias 27(terça), 28 (quarta) e 29 (quinta) de setembro / 06 (quinta) e 07 de outubro (sexta)

Horário: 20h

Ingressos: R$ 10/R$ 5

Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos (nudez e conteúdo sexual)