Cultura

TRAPALHADA NO MAM ESQUENTA: IPAC aceita demissão de Zivé e esclarece

Com informações do IPAC e do DCM
Da Redação , Salvador | 24/08/2016 às 19:12
Antiga Casa da Relação, as almas amedrontam o MAM
Foto: IPAC
  Sobre a trapalhada que aconteceu no Museu de Arte Moderna da Bahia com o pedido de demissão do seu diretor Zivé Giudice inconformado com uma gravação do programa de samba Esquenta, da Globo, em suas dependências, a direção do IPAC enviou a seguinte nota:

   "A respeito de notícias que estão sendo veiculadas nos últimos dias sobre o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), esclarece que a solicitação do artista Zivé Giudice para ser exonerado da Direção do MAM, foi aceita, sendo feita a transição do cargo com tranquilidade e transparência que a gestão pública solicita.
 
   O IPAC também informa que para a solicitação de gravação de ‘passagem’ (termo de reportagem para gravação de três frases) do programa ‘Esquenta’ da TV Globo foi aberto processo administrativo nº0607160017700, com parecer da Procuradoria Jurídica do IPAC, procedimento padrão para as demandas de igual teor na gestão dos espaços públicos. 

    No caso, tratava-se de captação sonora de 01 (uma) apresentadora de TV por apenas 30 (trinta) minutos na área externa do Solar do Unhão, assim como, essa produção agendou em outras localidades turísticas de Salvador (Farol da Barra, Dique do Tororó, igreja no Pelourinho, Carmo, bairro de São Caetano), e em demais capitais do país.
 
    Ao contrário do que vem sendo comentando por veículos, nunca existiu solicitação para “programa de auditório”. Seria uma gravação de ‘sonora’ no MAM para ocorrer ontem (23) terça-feira, ou hoje (24), pela manhã, período em que o MAM e todos os museus do IPAC encontram-se fechados, o que garante não comprometer a administração desse espaço de uso público. Os museus do IPAC só funcionam a partir das 13h.
 
    FILMAGENS e GRAVAÇÕES – O MAM está localizado em área urbana originária do século XVII, tombada como Patrimônio do Brasil em 1943, configurando-se como atrativo e ponto de visitação internacional de Salvador, e recebe cerca de 50 (cinquenta) solicitações mensais como cenário externo de fotos, gravações de vídeo e filmagens.
 
    Entre dezembro/2015 a agosto/2016, o MAM autorizou mais de 80 (oitenta) coberturas fotográficas, gravações e filmagens, como consta em relatório permanente do IPAC. Também, todos os sábados, o museu recebe o projeto ‘JAM no MAM’ na área externa do Solar do Unhão, com coberturas fotográficas, videográficas e filmagens, convivendo de forma regular e pacífica com o funcionamento desse equipamento público.
 
   CAPACITAÇÃO – O IPAC é um órgão público pioneiro no Brasil com 50 anos de funcionamento e capacitação técnica especializada para avaliar gravações e filmagens que possam ocorrer nos prédios sob a sua responsabilidade, como ocorrem no Passeio Público (Campo Grande), Palacete das Artes (Graça), Museu de Arte (Corredor da Vitória), Solar Ferrão e Praça das Artes (Pelourinho), Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras) e Museu dos Humildes (Santo Amaro), dentre outros, sem qualquer dano ao patrimônio ou comprometimento administrativo.


O QUE TERIA ACONTECIDO
DE FATO

Todo museu ou outra instituição cultural qualquer tem normas, que são traçadas visando a sua integridade, e principalmente, a funcionalidade. O MAM-BA tem um regulamento que determina que gravações, fotografias e outras atividades semelhantes são sempre liberadas para as segundas-feiras, quando está fechado à visitação pública.

Acontece que a produção do Programa Esquenta teria insistido que queria gravar na terça-feira, quando o museu está em funcionamento, com o que não concordou o então diretor Zivé Giudice. Inconformados com a negativa, os funcionários da estação de televisão foram até o IPAC, e conseguiram uma “autorização” do diretor, o arquiteto João Carlos de Oliveira,  para realizar a filmagem na terça-feira.

Inconformado, Zivé entregou o cargo. Este fato foi imediatamente repercutido no meio artístico baiano como um claro desrespeito não somente ao diretor do MAM-BA  mas, a todo segmento artístico da Bahia, que tem este museu como um ícone da nossa cultura.

Zivé mesmo sem apoio e recursos vinha realizando um trabalho exemplar à frente do museu devido a seu tirocínio e ajuda de vários artistas, principalmente, os de sua geração. O Secretário de Cultura, Jorge Portugal, apoiou a decisão do diretor do IPAC, João Carlos atendendo à solicitação da produção do programa da TV Gobo que vai gravar nas instalações do Solar do Unhão.