Cultura

Academia de Letras e Artes de Salvador tem novo presidente

Luiz Cláudio Guimarães foi empossado presidente da Academia de Letras e Artes de Salvador (ALAS) pelos próximos dois anos
Luck Comunicação , Salvador | 24/08/2016 às 12:09
Academia de Letras e Artes de Salvador tem novo presidente
Foto: Divulgação

O advogado, escritor e procurador, Luiz Cláudio Guimarães, foi empossado presidente da Academia de Letras e Artes de Salvador (ALAS) pelos próximos dois anos, em cerimônia realizada no Gabinete Português de Leitura.

Além de acadêmicos, familiares e amantes das artes em geral, a celebração teve a presença de representantes de diversas entidades como o desembargador do TJ-BA, Dr. Ivanilton Santos Silva, a procuradora federal, Dra. Adélia Maria Marelim, o ouvidor-geral da OAB-BA também representando a ABAT – Associação dos Advogados Trabalhistas, Dr. Adilson Affonso de Castro e o presidente do Gabinete Português de Leitura, o arquiteto Abel Travassos.

A sessão solene, que teve como mestre de cerimônias o jurista Aurélio Pires, foi aberta pelo maestro Fred Dantas, que, de forma emocionante, executou o Hino Nacional Brasileiro em solos de seu bombardino prateado. A mesa da transmissão de posse foi conduzida pelo confrade Rozendo Ferreira Neto, que também representava a presidente anterior da casa, a médica Kleyde Mendes Lopes, que por motivos de saúde não pode comparecer. Após a leitura do termo de posse, referente à eleição ocorrida em 07/07, a nova Diretoria e o Conselho Fiscal foram empossados.

No seu primeiro discurso como presidente da Academia de Letras e Artes de Salvador (ALAS), o advogado Luiz Cláudio Guimarães ratificou o compromisso da Casa de defender, preservar e desenvolver o patrimônio cultural, artístico e histórico de Salvador e da Bahia, “Inspirado nos altos exemplos previamente citados, não venho só com a minha imensa vontade de fazer algo de produtivo e útil à Sociedade Soteropolitana (adoro essa palavra!). Estou acompanhado dos meus companheiros de toda hora, cujos nomes os senhores ouviram há pouco. Aperfeiçoar a cultura nada mais é do que uma forma de dizer que o que se busca é o aperfeiçoamento do espírito humano.”

Cantando um fado em nossa língua materna, o acadêmico Benjamim Batista marcou o ponto mais alto da cerimônia, encerrando-a.