Cultura

Catálogo de Brejões mostra arte, arquitetura e história dessa região

A pesquisa e a produção foram feitas voluntariamente pela historiadora Maria Fernanda Marques
Ascom IPAC , Salvador | 29/07/2016 às 15:16
Colégio Goes Calmon em Brejões
Foto: Divulgação

Aconteceu hoje (29) o lançamento do catálogo ‘Casarões do Vale: História, Patrimônio e Arte’, em Brejões, cidade localizada a 150 km de Salvador. O projeto dá visibilidade ao patrimônio arquitetônico e histórico de Amargosa, Brejões, Santa Inês e Ubaíra. O objetivo foi incentivar a preservação e valorização do patrimônio, através da análise e registro da arquitetura dos casarões e da memória coletiva em torno desses espaços. O lançamento aconteceu no Brejões Tênis Clube com presença proponentes de projetos, personalidades e autoridades locais. O projeto foi financiado pelos Editais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da secretaria estadual de Cultura (SecultBA), com recursos do Fundo de Cultura e participação da Sefaz.

A pesquisa e a produção foram feitas voluntariamente pela historiadora Maria Fernanda Marques. “O catálogo tem abordagens teóricas e metodológicas da história local e regional, assim como, da história da arte e arquitetura, utilizando documentação híbrida”, afirma Maria Fernanda. O livro reúne riquezas do Vale do Jiquiriçá, principalmente, através de fotografias. “Foram captadas imagens contemporâneas do patrimônio edificado, que são fonte documental para futuros estudos”, diz a historiadora. As imagens mostram ainda as mudanças e permanências dos imóveis.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS “Os editais possibilitam que a sociedade atue efetivamente com as políticas públicas e esses produtos passam a ser também ferramentas para a difusão do conhecimento”, opina a coordenadora de Editais do IPAC, Ana Coelho. As publicações podem despertar ainda atuação mais efetiva das câmaras e prefeituras municipais. Mesmo com ações de proteção do patrimônio implantadas no Brasil desde a década de 1930, as 417 prefeituras da Bahia ainda solicitam a salvaguarda, sobrecarregando Estado e União.

 

O último censo de 2010 (IBGE) mostra que 62 prefeituras (15%) já têm ações que beneficiam bens culturais. A Constituição estabelece obrigações aos Municípios e o Superior Tribunal Federal dá competência para as prefeituras criarem infraestrutura e provocarem as câmaras para aprovar legislação de patrimônio. Com as leis, as prefeituras podem fazer inventários, tombamentos e registros, fiscalizar, multar, embargar obras e captar recursos para patrimônio. O catálogo pode ser mais uma ferramenta nesse complexo de ações.

 

O livro será distribuído em bibliotecas, escolas e outras instituições do Vale do Jiquiriçá. Até dezembro a equipe do projeto, o IPAC e a biblioteca virtual ‘Consuelo Pondé’, deixam o catálogo disponível na internet. Mais informações via telefone (71) 3117-7482 e endereço editais.ipac@gmail.com. Acesse www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.