Cultura

Teatro Dona Canô recebe Mostra Itinerante de Culturas Populares

A iniciativa conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia
Ascom Cultura , Salvador | 11/04/2016 às 12:29
Teatro Dona Canô recebe Mostra Itinerante de Culturas Populares durante quatro dias
Foto: Divulgação

Após estrear em Salvador, no Cine Solar Boa Vista, a Mostra Itinerante de Culturas Populares chega ao Teatro Dona Canô, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) em Santo Amaro. A Mostra acontece entre os dias 14 e 17, das 08h às 18h, com 04 ações, todas gratuitas e com classificação livre.  O projeto segue, em maio, para Itabuna. A iniciativa conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).

Através de quatro ações, o projeto busca estimular manifestações e culturas populares, e é, especialmente, direcionada à comunidade local, de todas as idades, que tenham interesse sobre a cultura brasileira e baiana. A Mostra oferece Exibição de Curtas-metragens; Apresentações de Grupos de Culturas Populares Baianos; Oficina de Audiovisual; Oficina de Cultura Popular.

Os curtas foram selecionados mediante inscrições gratuitas e avaliados por comissões especializadas nos campos de cinema e culturas populares - são filmes nacionais, sendo de ficção ou documentário, que retratam culturas populares, bem como suas tradições, saberes, representações e identidades. O público deve escolher o melhor curta-metragem e, no último dia, o vencedor recebe uma premiação no valor de R$ 1 mil.

As apresentações dos grupos acontecem somente uma vez por município, sendo escolhidos nove grupos, três para cada cidade, conforme seleção da curadoria da Mostra. Os grupos participantes são populares e/ou tradicionais em seu município das áreas de música, teatro, dança folclore, festa, literatura e artes em geral.

Já a Oficina de Audiovisual oferece carga horária de 12h e visa estimular o uso das linguagens audiovisuais como ferramenta de expressão. Os participantes terão contato com dispositivos digitais e portáteis, onde podem aprender técnica de produção, além da aula teórica sobre cinema e ficção, possibilidades de uso do cinema e de difusão em plataformas digitais.

A última ação é a Oficina com Mestre Locais de Culturas Populares, também com carga horária de 12h, que ensinam técnicas de aspectos da cultura popular local. Os alunos podem aprender um pouco da teoria e prática de instrumentos, literatura, dança, teatro, folclore ou artes respectivas a sua comunidade, a fim de preservar as tradições locais.

O projeto – A Mostra Itinerante de Culturas Populares busca a valorização das culturas tradicionais e populares, a promoção de espaços de trocas dessas manifestações e a circulação de ideias entre gerações, a partir do encontro dos jovens e mais velhos. A Mostra acontece em três espaços culturais, entre os meses de março e maio, são eles: Cine Solar Boa Vista, Teatro Dona Canô e Centro de Cultura Adonias Filho. O projeto passa, também, por diferentes locais que pertencem ao Território de Identidade, não se restringindo somente àqueles que sediarão a Mostra, como uma oportunidade de evidenciar as demais culturas.

Sobre o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 04 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

 

Mostra Itinerante de Culturas Populares

Onde: Teatro Dona Canô - Rua do Imperador – 142, Cais De Araújo Pinho

Quando: De 14 a 17 de Abril, das 08h às 18h

Quanto: Gratuito

Mais informações: 75 3241-1298 | teatrodonacano@cultura.ba.gov.br