Cultura

Festival MINAVU discute presença da mulher na produção audiovisual

Com mediação da cineasta e jornalista Ceci Alves, encontro terá Cecília Amado entre as convidadas e exibirá curtas metragens dirigidos por mulheres
Tatiane Freitas , Salvador | 06/04/2016 às 18:38
Exposição Um Abraço Só
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (8), o Festival MINAVU realiza sua primeira ação de abril aberta ao público e apresenta, às 17h, o Diálogo “A Libertação da mulher através da arte - O protagonismo feminino no audiovisual”.  Inicialmente programado para acontecer em março, o Diálogo ganhou nova data por conta das manifestações que aconteceram no dia inicialmente previsto. A mediação será de Ceci Alves com a participação de Cecília Amado e Claudia Chávez. Logo depois, haverá uma mostra de curtas metragens dirigidos por mulheres.

Ainda nesta sexta-feira, às 19h, haverá encontro com a artista Ana Verana, que assina a exposiçãoartística “O abraço só”, com curadoria de Priscila Lolata, que ficará disponível para visitação até 29, no foyer do Cine Teatro Solar Boa Vista.

“O Abraço Só” traz obras que dialogam especificamente com alguns sentimentos comuns ao universo feminino, como angustia pela incerteza de um futuro de realizações pessoais, agruras de uma trajetória que desde o principio já se faz de superação e, principalmente, a submissão aos desejos e às expectativas dos outros pelo fato de “ter que corresponder” a um padrão de comportamento dito do gênero feminino. A mostra faz uma investigação a respeito da vazão do irracional através da sexualidade, proporcionando um passeio pelo universo da fantasia alheia.

Já na próxima sexta-feira, dia 15, acontece o Diálogo Questão de Gênero?, às 17h, com mediação de Juliana Vieira, que recebe Paula Lice, Viviane Vergueiro e Keila Simpson, como convidadas. Aberto ao público, o encontro irá questionar os padrões feminino x masculino. As atividades do festival acontecem no Cine-Teatro Solar Boa Vista e são gratuitas, com exceção dos shows.

A estréia da programação de abril do festival aconteceu na última segunda-feira, com o início da Oficina de Iluminação de Palco, só para mulheres, que vai até sexta-feira (8) e teve inscrições gratuitas esgotadas pelo site assim que foi anunciada.

O Festival MINAVU é uma realização da Multi Planejamento Cultural e Coletivo MINAVU, com apoio financeiro do Governo do Estado (Edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais), através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

COLETIVO MINAVU – O Coletivo MINAVU é uma plataforma artística que promove, incentiva e conecta mulheres através da arte. Há 2 anos atuando em Salvador, o MINAVU reúne artistas de diversos setores, como música, dança, teatro, cinema, multimídias e qualquer tipo de expressão do “ser mulher”, promovendo trocas, sensibilizando e empoderando novas artistas. Indo além de revelar a expressividade das mulheres no cenário artístico e cultural baiano, o MINAVU tem, principalmente, um viés mercadológico.

 

I SERVIÇO I

 

Festival MINAVU

Local: Cine Teatro Solar Boa Vista

Quando: Março a Junho de 2016

 

ABRIL

4 a 8 de Abril 

OFICINA DE ILUMINAÇÃO - por Larissa Lacerda

Horário: 9h às 13h

Local: Sala de Ensaio

Inscrições encerradas

 

 

6 a 29 de Abril

 

EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA 

“O abraço só”, de Ana Verana

Curadoria por Priscila Lolata
Período: 06 a 29/04/2016

Local: Foyer

ENTRADA GRATUITA

 

 

8 de Abril

 

DIÁLOGO: A libertação da mulher através da arte – O protagonismo feminino no audiovisual

Mediadora: Ceci Alves

Convidadas: Cecília Amado e Claudia Chávez

Horário: 17h
Local: Sala principal

 

MOSTRA DE CURTAS

Dia de Jerusa, de Viviane Ferreira (BA)
Caixa D’Água, Qui-Lombo é Esse?, deEverlane Moraes (BA/SE
Akará, Bola de Fogo, de Cláudia Chavez (Lima, Peru/BA)
Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas, de Ceci Alves (BA)

 

EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA 

“O abraço só”, de Ana Verana

Curadoria por Priscila Lolata

Encontro com a artista: 19h

 

ENTRADA GRATUITA

 

 

15 de Abril

 

DIÁLOGO: Questão de gênero?

(aberto ao público - entrada gratuita)

Mediadora: Juliana Vieira

Convidadas: Keila Simpson, Paula Lice e Viviane Vergueiro

Horário: 17h
Local: Sala principal