Cultura

Abril está repleto de atrações e oficinas no Teatro Solar Boa Vista

O coordenador do Cine Teatro Solar Boa Vista, Vinícius Lima, informa que os grupos foram selecionados para movimentar os centros culturais do Estado
Comunicacao Governo da Bahia , Salvador | 05/04/2016 às 19:13
Abril está repleto de atrações e oficinas no Cine Teatro Solar Boa Vista
Foto: Divulgação

Temas antigos e eternamente em pauta, como a homossexualidade, se misturam a novos conceitos e ferramentas, como o Tinder e outras redes sociais, para compor um exercício de teatro aplicado aos jovens estudantes do projeto ‘Da Zona ao Solar’. O projeto é apenas um dos que estão movimentando o Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, até junho, com grupos selecionados por meio de editais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult. Neste mês de abril, atrações podem ser vistas gratuitamente ou a preços populares.

No palco, os estudantes compartilham o tempo, as angústias e ensaiam sonhos e projetos para o futuro. Morador do Candeal, Tiago Marinho, 17 anos, não tem vergonha nem modéstia de dizer. “Sou estudante de teatro, e com fé vou ser um grande ator, vou atuar em emissoras de TV, filmes e séries internacionais. Eu estou muito envolvido, as artes cênicas mudaram minha vida, minha atitude, tanto no colégio como em casa”.

 

Oficinas

Somente o projeto ‘Da zona ao Solar’ oferece vagas a cerca de 50 alunos. O coordenador Jéferson Albuquerque, da Companhia de Teatro Nossos Trecos, informa que “a ideia é atender aos moradores de oito zonas adjacentes ao Solar, todos alunos de escolas públicas. São quatro oficinas de dramaturgia, elementos da cena, musicalidade e interpretação. No final do semestre estão previstas três apresentações para mostrar o que eles têm construído durante as aulas”.

O coordenador do Cine Teatro Solar Boa Vista, Vinícius Lima, informa que os grupos foram selecionados para movimentar os centros culturais do Estado. “Os eventos não estão acontecendo apenas no Cine Teatro Solar Boa Vista, [ocorrem] inclusive no interior do estado”. A programação pode ser conferida no endereço blogdosolar.wordpress.com. Outro contato é o telefone 3116-2000.

 

Espaços

O Cine Teatro Solar Boa Vista é um dos cinco espaços culturais administrados pela Secult em Salvador - os outros são o Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados. No interior, existem 12 instalados nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.