Cultura

Inscrições abertas para o Festival Nacional de Teatro Infantil de FSA

Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
Ascom Cultura , Feira de Santana | 14/03/2016 às 12:45
Inscrições abertas para o  Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana
Foto: Divulgação

As inscrições para a 9ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) seguem abertas até o dia 31 de março, para grupos de todo o Brasil. O evento visa movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude, consolidando a Bahia como polo fomentador do teatro infantil brasileiro e buscando propostas diferenciadas para um grande público.

O Festival acontece  de 01 a 12 de outubro, e é uma realização da Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro. O projeto conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento gerido pelas secretarias de Cultura (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).

De caráter não competitivo a o Fenatifs terá apresentações de espetáculos nas Mostras Nacional, Interior do Nordeste, Jovens Talentos (categoria Institucional e de Grupo), Talentos Mirins, de convidados, além de atividades paralelas. Cada mostra tem seu edital específico contendo as diretrizes para inscrição e participação, com a descrição da documentação necessária, a forma de seleção, especificações sobre cachê, ajuda de custo e as responsabilidades das partes. As atividades paralelas são constituídas de ações culturais compostas de debates, avaliações dos espetáculos apresentados, oficinas, palestras, contação de histórias, workshops, mesa redonda e exposições e são voltadas para o público interessado.

Os editais das mostras do 9º Fenatifs estão disponíveis  no site www.ciacucadeteatro.com.br conforme especificações abaixo: 

 

EDITAL Nº 001/2016 - MOSTRA NACIONAL

Período de inscrição: Até 31 de março de 2016.

Podem participar grupos de todo o Brasil que encenem espetáculos destinados ao público infanto-juvenil e que, preferencialmente, sejam inéditos no município de Feira de Santana.

Inscrições: Via internet pelo e-mail: fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com ou Correios

 

EDITAL Nº 002/2016 - MOSTRA INTERIOR DO NORDESTE

Período de inscrição: De 22 de fevereiro a 31 de março de 2016

Podem participar  grupos do interior do Nordeste que encenem espetáculos destinados ao público infanto-juvenil e que, preferencialmente, sejam inéditos no município de Feira de Santana.

Inscrições: Via internet pelo e-mail: fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com ou Correios

 

EDITAL Nº 003/2016 - MOSTRA JOVENS TALENTOS

Período de inscrição: De 22 de fevereiro a 31 de março de 2016

São duas categorias distintas: uma para instituições sociais como associações, pontos de cultura, e outra para grupos independentes, de todo o Brasil que encenem espetáculos feitos por jovens artistas na faixa etária de 13 a 29 anos, com temas voltados não só para a infância como também para a juventude e que, preferencialmente, sejam inéditos no município de Feira de Santana.

Inscrições: Via internet pelo e-mail: fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com ou Correios

 

EDITAL Nº 004/2016 - MOSTRA TALENTOS MIRINS

Período de inscrição: Será divulgado em breve

Podem participar grupos que encenem espetáculos feitos por crianças na faixa etária de 07 até 12 anos  ligados ou não a escolas e instituições públicas, privadas ou religiosas de Feira de Santana e seus distritos e dos municípios que compõem o Território Portal do Sertão.

Será concedido aos grupos participantes o Troféu Biribinha, uma homenagem a Teófanes Silveira, grande incentivador do Fenatifs que, como Palhaço Biribinha, ator, diretor e produtor, reúne em experiência mais de 50 anos de vida artística adquirida em herança da família Silveira, tradicional de circo do nordeste brasileiro.Mais informações pelo telefone (75) 3491-8992.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br