Cultura

IPAC restaura obras da Igreja do Pilar para a festa de Santa Luzia, 13

Até o próximo dia 13 de dezembro, novas imagens serão entregues restauradas
Ascom IPAC , Salvador | 30/11/2015 às 10:59
IPAC entre imagem do Coração de Maria da Igreja de São Pedro
Foto: Jefferson Vieira

Até o dia 13 dezembro (2015), quando se comemora a Festa de Santa Luzia em Salvador, a Irmandade da Igreja do Pilar receberá peças artísticas restauradas, originárias dos séculos XVII, XVIII e XIX. Elas estavam semidestruídas
e foram recuperadas por especialistas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) da Secretaria de Cultura (SecultBA). São confessionários em madeira, banquetas para apoio de objetos litúrgicos (sagrados) e tocheiros esculpidos na madeira.

“Com essas ações resgatamos aspectos estéticos e históricos da época da cada peça, contribuindo para a memória da cultura baiana traduzida através de obras de arte inestimáveis”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Na última quinta-feira (26) o IPAC entregou à Paróquia de São Pedro, em Salvador, uma rica imagem do Sagrado Coração de Maria. A escultura de um metro de altura foi feita na França no século XIX e pertence à Igreja de Nossa Senhora do Rosário  Mercês, também localizada na capital baiana.

IGREJA DOS AFLITOS – “Para nós é uma enorme felicidade receber a imagem do Sagrado Coração”, comemorou Wilson Rabelo, representando o Padre Aderbal da Paróquia de São Pedro. “A imagem está linda. O IPAC fez um trabalho extraordinário.

 Agora ela vai ficar na Igreja dos Aflitos”, anunciou Rabelo. Já o presidente do Conselho Econômico da Paróquia, José Costa Lage, os técnicos do IPAC fizeram a restauração com brilhantismo. “Já temos um altar esperando na Igreja dos Aflitos e a comunidade está  ansiosa para receber a imagem”, garantiu.

Além de gerir museus e espaços culturais, coordenar a política estadual de proteção aos bens culturais e realizar obras em prédios antigos, o IPAC desenvolve serviços especializados via sua Coordenação de Restauro
 de Elementos Artísticos (Cores). “A nossa recompensa é este momento de entrega de uma peça de arte restaurada”, disse emocionada a coordenadora da Cores/IPAC, Kathia Berbert. Segundo ela, a restauração é uma ciência, que exige cuidado, análises, técnicas diferenciadas,  paciência e tempo para investir numa peça deteriorada.

ARCANJO –No mesmo dia (26) a Cores/IPAC entregou uma escultura em madeira policromada, dourada e com 1,33 de altura, representando um Anjo Arcanjo, do distrito de Passé, em Candeias, Região Metropolitana. “Estou
 muito feliz de receber a escultura; fomos criados vendo essas imagens”, relatou Regina da Cruz, coordenadora da igreja da Nossa Senhora da Encarnação, para onde voltou a estátua. Já o diácono da Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, Davi Cirilo, lembrou  do respeito a cada cultura. “Muitos não valorizam essa pluralidade, mas para nós essas imagens representam uma grande riqueza”, disse.


Já as obras de arte da Igreja do Pilar, no Comércio, em Salvador, o IPAC quer entregar antes da Festa de Santa Luzia. “Pretendemos levar esses bens artísticos restaurados no dia 9 de dezembro”, adianta o diretor
 do IPAC, João Carlos de Oliveira. Mais informações na Cores/IPAC nos telefones 
(71) 3117-6386 e 3117-6387. Acesse www.ipac.ba.gov.br/museus, Facebook ‘Ipacba Patrimônio’
 e Twitter ‘@ipac_ba’.