Cultura

Jornal Aurora da Rua celebra oito anos de existência

O jornal Aurora da Rua é vendido exclusivamente por moradores de rua de Salvador
Companhia Comunicação , Salvador | 03/07/2015 às 15:00

O jornal Aurora da Rua comemora oito anos de existência e um marco histórico: sua 50ª edição. São 50 números nos quais a população de rua é personagem central. Nas páginas do jornal, o morador de rua conta sua história, mostra suas potencialidades, suas dificuldades, a realidade das ruas que normalmente não é enxergada pela sociedade em geral. Como parte das comemorações, o jornal levará para a Assembleia Legislativa da Bahia a exposição Oito anos de Auroras em cinquenta edições. Naquele espaço, os frequentadores terão a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória do jornal como agente de reinserção social e de restauração da cidadania. A exposição também celebra a participação de todos os vendedores que, de alguma forma, descobriram uma nova possibilidade de vida; e de todos os leitores que passaram a ter uma perspectiva mais humana com relação a essa população tão estigmatizada.

O projeto – O jornal Aurora da Rua é vendido exclusivamente por moradores de rua de Salvador que, após se capacitarem como vendedores, comercializam cada exemplar por R$ 1,00 e ganham 75% deste valor. Durante esses oito anos, mais de 150 pessoas foram capacitadas como vendedores, muitos deles garantindo o sustento a partir das vendas da publicação. “O jornal não é só um produto, é nossa verdadeira vida que levamos ao conhecimento das pessoas nestas oito páginas”, conta Matias Florentino, um dos vendedores do projeto.

            Todo o material jornalístico é produzido a partir do olhar dos moradores de rua. Por meio de oficinas de texto e de arte, eles participam da elaboração de cada edição: definem pautas e enquadramento de matérias, expõem opiniões, experiências e revelam seus dons artísticos e literários. O resultado é um jornal diferente, que convida o leitor a conhecer as particularidades da população de rua, cujo valor da vida é negligenciado pela sociedade.

           

Serviço

O quê: Exposição Oito anos de Auroras em cinquenta edições

Onde: Espaço Josaphat Marinho, Assembleia Legislativa, CAB

Quando: De 6 a 10 de julho a partir das 9:00 horas