Cultura

Ed Ribeiro expõe no Clube Costa Brava Axé o Caminho das boas energias

Exposição PERMANENTE Ed Ribeiro no RJ - "Axé! O Caminho das BOAS ENERGIAS (Primeira vez no Brasil uma grande Exposição só com Orixás no COSTA BRAVA CLUBE - Joá - RJ
Neville D'Almeida , RJ | 24/05/2015 às 12:20
Expo de Ed Ribeiro no Clube Costa Brava Joá RJ
Foto: DIV
Para falar da obra do artista plástico ED RIBEIRO, é muito importante criar uma relação direta não só com a Natureza, mas com as Forças da natureza. É falar também do talento raro e de uma sensibilidade profunda, porque quando falamos da arte do povo, das coisas que o povo se identifica, é realmente no verdadeiro sentido da palavra: o povo somos todos nós, são as pessoas que andam nas ruas, que estão nas filas de ônibus, buscando, e interagindo com a cidade.
 
ED RIBEIRO é um destes talentos, caso raríssimo de artista que começou a pintar com 52 anos de idade. Isso é muito significativo, porque mostra uma profunda e total necessidade de criação. Uma imensa busca de transformação e de expressão, como se fosse assim um chamado, uma força maior que busca o artista e o afasta das suas atividades normais, para encaminhar ao ofício das Artes.
 
É o que vamos ver a partir do dia 13 de maio de 2015, no Centro Cultural recentemente criado pelo Clube Costa Brava, no RJ/RJ. Uma mostra expressiva da obra de ED RIBEIRO, com pinturas e gravuras que retratam o mundo mágico e misterioso do Candomblé. Existem várias outras obras, mas este é o artista plástico que tem se dedicado como tema principal ao Candomblé, muito importante para a Cultura Brasileira e para a formação cultural do nosso País. O Brasil, se não mostrar todas as suas raízes e matrizes culturais, não será o Brasil.
 
ED RIBEIRO nos dá uma grande contribuição, por entender com profundidade toda a ligação da religião. É Arte, com a sensibilidade do nosso povo. E essa valorização da cultura brasileira, por meio das inúmeras manifestações culturais, que nós vamos, cada vez mais, ter a dimensão universal do que é a Arte Brasileira e o que é o trabalho deste artista, que além de ver todas as coisas de uma forma única e INOVADORA de pintar, porque, surpreendentemente, não usa pincel, não usa os dedos, não usa a mão. Ele faz todo seu trabalho DERRAMANDO AS TINTAS e movimentando a tela, criando imagens com detalhes e com a força de uma grandiosa obra.
Estamos sempre emocionados quando contemplamos os trabalhos deste grande artista plástico inovador.

Parabéns ao novo Centro Cultural do Clube Costa Brava, no RJ/RJ, pela escolha do artista plástico contemporâneo ED RIBEIRO, em sua inauguração!

Cineasta NEVILLE D'ALMEIDA
Curador