Cultura

OLODUM decide seus rumos e debaterá a cara do Brasil e quem tu és

Veja decisões tomadas pelo Olodum
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/04/2015 às 09:44
Petra Schaeber, consul horária da Alemanha, diplomada como conselheira
Foto: BJÁ
   O Olodum decide seus novos caminhos em reunião realizada pelos pelo seu Conselho Consultivo ontem, à noite, na Casa do Olodum, e voltará a falar do país onde nasceu durante a temporada do Carnaval, com o tema "Brasil mostra tua cara! Sou Olodum, quem tu és?", pretende profissionalizar ainda mais suas bandas e artistas, manterá a defesa da igualdade, a luta permanente pela paz e sua matriz ideológica de entidade que cultua a defende os direitos do povo afro-baiano.

   Tudo isso, segundo seu presidene João Jorge, de olho na contemporaneidade, no que se passa no mundo afro (e não afro) na América Latina, na América do Norte, na Europa e na Ásia. "Somos a entidade de maior visibilidade internacional do Brasil e temos essa responsabilidade de acompanhar o que se passa no mundo, sem perdermos nossas raizes, mas, procurando nos atualizar e levar para o nosso meio essa condição", disse João Jorge, o qual comandou a reunião do Conselho.

  Os debates no Conselho também se situaram em relção ao Centro Histórico de Salvador, a cidade, os poderes públicos, a cultura e o Olodum. Há uma percepção do abandono em que se encontra o Pelourinho com a falta de investimentos e de vontade politica do governo do Estado em assumir de forma mais efetiva o CH, o que tem levado a sua degração, indices de violência assustadores e ao abandono de empreendimentos em mais de 50 casarões.

  Há o reconhecimento de que se não fosse o Olodum, hoje, o Pelourinho estaria numa situação muito pior. O Olodum é uma peça de resistência viva, com seu trabalho social - a Escola do Olodum, as oficinas de música, a formação de jovens à cidadania, as lojas e as peças do Olodum que es espalham por todo o CH, a marca - e isso tem ajudado a manter o Pelourinho de pé. 

  Mas é preciso muito mais e o Olodum está inclusive disposto a assumir alguns casarões para estender esse trabalho desde que haja apoio do governo e da iniciativa privada, inclusive formando uma Orquestra de Metais que teria a marca do Olodum.

  SÓCIOS BENEMÉRITOS

  Por trabalhos prestados ao Olodum durante todas suas vidas a Instituição concedeu títulos de sócios beneméritos a Martins Lopes Santos, Maria Helena e Marinelson Carvalho.

  NOVA CONSELHEIRA

  Também recebeu o título de conselheira a cônsul Honorária da República Federal da Alemanha, Petra Schaeber.