Cultura

ALUNOS baianos do Bolshoi em Joinville estão ameaçados de voltar

Verbas estão atrasadas há 3 meses
ASCOM MG , Salvador | 26/01/2015 às 17:44
Deputado Marcelino Galo fez apelo ao secretário da Cultura por verbas
Foto: DIV

O apoio do governo do estado para o custeio das despesas dos alunos baianos da Escola Bolshoi no Brasil, instalada em Joinville há 14 anos, foi a pauta do debate na manhã desta segunda-feira (26) entre o deputado estadual Marcelino Galo (PT) e o secretário de cultura Jorge Portugal.

“A suspensão deste apoio implica no atraso de uma formação que já estava em curso. A grande maioria desses alunos não teria a menor condição de se manter lá sem essa ajuda do governo”, explica o deputado petista. Desde 2012 o repasse do recurso vinha sendo feito através da Secretaria de Cultura, porém, nos três últimos meses, ficou a cargo da Fundação Cultural do Estado (FUNCEB) e agora, com a mudança de governo, esta ajuda está suspensa.

Atualmente a Escola Bolshoi, única filial da escola Russa no Brasil, acolhe crianças e jovens de todas as regiões e também de outros países, proporcionando formação e cultura por meio da dança. “A disponibilidade contínua desse recurso para auxiliar os alunos representa o futuro para vários meninos que não teriam oportunidade se não fosse por esse caminho”, afirma Galo.

O secretário garantiu a manutenção da ajuda financeira para os alunos na cidade, já que a escola garante apenas o custeio dos estudos.