Cultura

Livro de entrevistas sobre o racismo será lançado em Salvador, quinta

vide
Ascom PCdoB , Salvador | 26/11/2014 às 14:00
Racismo cotas e ações afirmativas
Foto: DIV
O jornalista e cartunista Maurício Pestana lança em Salvador o livro “Racismo: Cotas e Ações Afirmativas”, nesta quinta-feira (27/11), no Palacete das Artes Rodin da Graça, a partir das 18h30. O livro, publicado pela Editora Anita Garibaldi, com o apoio da Fundação Maurício Grabois, reúne 46 das entrevistas exclusivas que o autor fez com personalidades públicas e formadores de opinião.

As matérias foram publicada​s, entre 2007 e 2013, nas “Páginas Pretas” da Revista Raça Brasil, onde Pestana atuou como Editor e Diretor Executivo. Entre os entrevistados estão os presidentes Lula e José Sarney; o cantor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil; a jornalista Miriam Leitão; o rapper Rappin Hood; e a yalorixá Mãe Estella de Oxóssi.

Nas entrevistas, as personalidades foram desafiadas a fazer suas reflexões, além de contarem suas histórias e experiências pessoais com o racismo, com a polêmica da adoção das cotas raciais nas universidades e a aplicação de políticas de ações afirmativas num país que tem a segunda maior população negra do mundo.

“Traduzir, a partir do ângulo de quem vive, sente ou de quem não sente propriamente na pelo o racismo, mais o enxerga tentando compreender e construir estratégias de enfrentamento ao racismo é, sem dúvida, uma alternativa eficaz para melhor compreender o perfil das desigualdades”, afirma Pestana, ao justificar a motivação para a realização do trabalho.

O lançamento do livro contará, também, com uma sessão de autógrafos. 

O autor

Maurício Pestana iniciou sua carreira no jornal O Pasquim, nos anos 80. Cartunista político, jornalista e escritor, é autor de trabalhos com reconhecimento internacional. Atuou nos jornais Diário Popular, Diário do Grande ABC e A Gazeta Esportiva. Publicou entre outros, os seguintes livros: A Transação da Transição (85). O Negro no Mercado de Trabalho (86), Educação Diferenciada (89), Meu Brasil Brasileiro (2002), Racista, Eu!? De Jeito Nenhum (2001) e São Paulo – Terra de Toda Gente (2004). 

Em 2007, assumiu a Diretoria Executiva da Revista Raça Brasil, onde criou a seção Páginas Pretas. Se licenciou do cargo para assumir em 2014 a Secretaria Adjunta da Secretaria Municipal da Igualdade Racial de São Paulo.

 Segue a lista dos entrevistados, com cargos na época da entrevista,  que estão no livro Racismo: Cotas e Ações Afirmativas:

Abdias Nascimento (artista e intelectual (1914-2011)); Alberto Alves da Silva (Seo Nenê, fundador da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde (1921-2010)); Anderson Lopes Miranda ( líder do Movimento Nacional da População de Rua); Benedita da Silva (Vereadora, Deputada, Senadora, Governadora e Ministra); Carlos Alberto Reis de Paula (Juíz Ministro do STT); Dennis Watlington ( cineasta e ator norte-americano); Edison Dias (Executivo financeiro); Edson Santos (ex- Ministro da SEPPIR); Eloi Freitas(ex-Ministro da SEPPIR); Emanoel Araujo (artista plástico, Diretor-Curador do Museu Afro Brasil); Epsy Campbell ( Presidente do Partido Ação Cidadã); Flavio Andrade(Executivo hoteleiro); Gilberto Gil (cantor, compositor e Ex-Ministro da Cultura); Ivete Sacramento (Reitora Universidade da Bahia); James Early (Ativista, PhD em História da América Latina e Caribe); João Jorge (Mestre em Direito Público, fundador e presidente do Bloco Afro Olodum); José Sarney (Presidente do Brasil, entre 1985 e 1990); Juca Ferreira (ex-Ministro da Cultura); Kabenguele Munanga (Diretor do Centro de Estudos Africanos da USP); Leci Brandão (cantor, compositora e Deputada Estadual – SP);Luislinda Valois (Juíza Desembargadora -  BA); Luiz Inácio Lula da Silva (Presidente do Brasil, de 2003 a 2011); Luiza Bairros (Secretaria da Promoção da Igualdade Racial – BA; atual Ministra da SEPPIR); Mãe Estella de Oxóssi (yalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá – BA); Major Airton Edno Ribeiro (professor da PM e Mestre em Educação das Relações Raciais); Margareth Menezes (cantora e compositora); Maria Laura ( Embaixadora do Brasil na ONU); Matilde Ribeiro (ex-Ministra SEPPIR); Miriam Leitão(jornalista); Mirian Silva (Coordenadora do Centro Cultural de Porto Seguro – BA); Netinho de Paula (artista e vereador SP); Orlando Silva (ex-Ministro dos Esportes); Palmira Gonçalves (angola, ativista do MPLA); Paulo Paim (Senador); Petronilha Beatriz (Titular do Ensino Aprendizagem Relações Étnico-Raciais da UFSCar); Rappin Hood(Rapper); Regina Aparecida Pereira (líder do Quilombo Cafundó – SP); Reinaldo Bolivar (Chanceler da Venezuela – Ministério da África); Rilza Valentim (ex-prefeita de São Francisco do Conde –BA (1963-2014)); Roberto da Silva (ex-presidiário, Mestre em Educação); Theodosina Ribeiro (primeira vereadora e primeira Deputada negra de São Paulo); Thomas A. Shannon (Diplomata norte-americano); Tia Eron ( presidente da Comissão de Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador – BA); Timothy Mulholand (Universidade de Brasília); Valmir Assunção (Líder do MST); Wagner Gomes Bornal (Arqueólogo).