Cultura

Jornalista Antonio Jorge autografa hoje a biografia de Rômulo Almeida

A partir das 17h
ASCOM ALBA , Salvador | 26/11/2014 às 08:19
A biografia de Rômulo Almeida integra a coleção Gente da Bahia editado pela Assembleia
Foto: DIV
A Assembleia Legislativa lança hoje, a partir das 17h, no saguão Nestor Duarte, a biografia do político, professor e economista Rômulo Almeida. Escrita pelo jornalista Antônio Jorge Moura, a obra faz parte da coleção "Gente da Bahia", selo dedicado à preservação da memória de ilustres baianos – natos ou por adoção – que marcaram a história recente do estado nos mais variados campos de atuação.

 Na apresentação dos livros que integram essa coleção, o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo, salienta a diversidade e a importância da obra – e da vida – de cada um dos personagens agora homenageados. Nilo diz que eles foram expoentes de uma época, de uma Bahia diferente, mais lenta, cordata, desconhecida das novas gerações e que foi marcada por pessoas excepcionais "responsáveis mesmo pelo que se convencionou chamar de baianidade", completa.

 O autor da biografia foi assessor de imprensa de Rômulo nos anos 80, quando este era presidente do MDB da Bahia. Antônio Jorge também fez a assessoria de imprensa da campanha do candidato a governador Roberto Santos, que tinha Rômulo como vice. “Depois das eleições, eu continuei trabalhando com Rômulo. Para mim, foi uma satisfação participar dessa tarefa e um privilégio escrever a historia dele. Essa fase que eu vivi com ele foi a última grande fase histórica dele, que viria a falecer em 88”, ressalta o jornalista.

   Rômulo Almeida, que foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), teve uma trajetória brilhante entre os anos 30 e 80. Neste período ajudou a conceber e planejar toda estrutura da economia industrial e estatal brasileira, numa época em que o país era essencialmente rural.

 “Rômulo foi exatamente a contribuição da inteligência baiana ao planejamento da economia estatal brasileira. Ele contribuiu com uma importante visão de mundo, apoiava a intervenção do estado na economia para fazer o país se desenvolver e gerar mais emprego e renda para a população. No setor privado foi um dirigente incentivador da Companhia de Petróleo Ipiranga. Foi o homem da economia estatal brasileira”, relembra o autor. Rômulo também teve uma trajetória internacional de fortalecimento de desenvolvimento e da união latina americana. Foi eleito um dos novos sábios da América Latina escolhidos pelo OEA (Organização dos Estados Americanos). 


ESPECIALISTA 


 Antônio Jorge Moura é formado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, com especialização pela Faculdade de Administração da Ufba em Comunicação, Diálogo e Gestão Criativa de Conflitos. Iniciou o exercício profissional em 1973 no antigo Jornal da Bahia (fora de circulação), passou pela Tribuna da Bahia, Correio da Bahia, sucursal do Jornal do Brasil em Salvador e na sucursal de O Globo. 

 Foi assessor de imprensa do economista Rômulo Almeida, secretário Executivo da Fundação João Mangabeira e assessor de imprensa das campanhas de Roberto Santos e Waldir Pires ao governo da Bahia. “Então essa grande contribuição da inteligência baiana fica patente nessa narrativa que faço contendo o relato dos fatos que marcaram a vida de Rômulo Almeida”, finaliza o autor do livro que a Assembleia Legislativa da Bahia vai apresentar aos leitores.