Cultura

SARAU DA ONÇA celebra novembro negro com música, debate e poesias

pROGRAME-SE
Tainara Carvalho , Salvador | 31/10/2014 às 12:31
DJ Nai Sena
Foto: DIV
De um antigo quilombo urbano, jovens de hoje celebram a negritude com arte e debate político. Assim será o mês de novembro, palco das comemorações que marcam o Dia da Consciência Negra, celebrado oficialmente no dia 20, e também do evento Novembro Negro que acontece todos os sábados do mês (1º, 15, 22 e 29/11, exceto dia 8/11), das 19h às 22h. Será promovida uma serie de atividades, como mesa redonda, apresentações musicais e recitais de poesias realizadas pelo o grupo Sarau da Onça, no Centro Pastoral Afro Padre Heitor, no bairro Novo Horizonte.
 
Os encontros, que serão conduzidos por integrantes do sarau e diversos convidados, são abertos ao grande público e têm como objetivo dialogar diretamente com a população em torno da quebra do preconceito racial e social, além da afirmação da negritude. E para abrir as atividades do mês, a temática deste sábado, dia 1º, será sobre o ‘Empoderamento da mulher negra’. Para falar sobre o assunto foram convidadas a produtora do coletivo cultural Boom Clap Rec, Lísia Lira e a professora do IFBA – SEABRA, Dayse Sacramento. Na ocasião, acontecerá o lançamento do site ‘Periferia Cultural’, projeto de um dos integrantes do sarau. E para animar a noite o som fica a cargo das cantoras Sil Kaiala e DJ Nai Sena.

Sobre o Sarau da Onça
O Sarau da Onça é formado por jovens moradores do bairro de Sussuarana, que utiliza a poesia e outras expressões artísticas para incentivar, valorizar e disseminar arte e cultura em bairros periféricos da capital. Além de usar esses movimentos artísticos como método para ressocialização de crianças e jovens do bairro; e também, como forma de protesto contra a violência, a desigualdade social, racial e o preconceito enfrentado por moradores de favelas.



SERVIÇO
O que: Novembro Negro do Sarau da Onça
Onde: Centro Pastoral Afro Padre Heitor/ Novo Horizonte
Quando: Todos os sábados do mês - 1º, 15, 22 e 29, exceto dia 8
Entrada: GRATUITA