Cultura

ÊTA MARUJADA e Encontro de Cheganças da Bahia agitam SAUBARA

Acontece de sexta a domingo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/07/2014 às 10:02
Marujada de Saubara durante o último desfile ao 2 de Julho
Foto: BJÁ
A coletânea Êta, Marujada!– que contempla vídeo documentário, catálogo, site e CD – será lançada nesta sexta-feira (1/8), às 18h, na Praça 13 de Junho, na cidade de Saubara, localizada a 94 quilômetros de Salvador. O evento e os produtos fazem parte do projeto Registrando as Marujadas, patrocinado através da seleção pública do Petrobras Cultural. As ações prevêem, ainda, a realização do II Encontro de Cheganças da Bahia, com a participação dos nove grupos de chegança de seis municípios baianos envolvidos no lançamento da coletânea. 

A coletânea retrata as histórias e características dos três grupos existentes no município de Saubara: Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, Chegança de Mouros Barca Nova Masculina e Chegança de Mouros Barca Nova Feminina. O projeto documenta o conhecimento de mestres e mestras dedicados a essa tradição, dando continuidade ao debate sobre o reconhecimento da manifestação como patrimônio imaterial da Bahia. Até então, tudo era transmitido oralmente, de pai para filho.

CHEGANÇA 

A Chegança é uma manifestação popular. É descrita por alguns pesquisadores como uma espécie de bailado, uma encenação cantada e falada, uma espécie de luta dentro de uma embarcação em alto mar. A versão mais comum sobre as origens da Chegança descreve o ritual como uma encenação que representa a luta entre mouros e cristãos dentro de um barco, uma dramatização das conquistas marítimas.