Cultura

LOS MARIACHIS, o som mais popular do México, modelo único no mundo

Eles estão em toda parte e o conjunto é formado por violino, trumpete, viola, violão, baixo (violão parrudo) e cooner, mas, de uma forma geral, todo grupo canta
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/04/2014 às 11:19
Los Maricahis, o som mais popular do México
Foto: BJÁ
   Eles estão em vários locais por onde se anda no México, especialmente na Praça Garibaldi, o ponto de encontro dos Maricahis.

   Mariachi é gênero musical popular do México e, simultaneamente, um termo de origem incerta que se aplica aos grupos musicais que performam este gênero. Teriam surgido durante época da ocupação francesa no século XIX

   .A palavra mariacchi, que no México designa conjuntos musicais, não tem origem indígena como algumas pessoas supõem. Resultou de um equívoco durante a ocupação francesa do México de 1863 a 1867 a 1867. Um francês queria conseguir músicos para tocar em um casamento importante. 

   Sem conhecer espanhol, imitou alguém tocando violão, querendo saber se havia algum músico disponível para tocar no “marriage” (casamento, em francês). Os mexicanos entenderam mariacchi e se popularizou ao longo do tempo.

    Originado no estado de Jalisco, no leste do México, mais precisamente numa vila rural de nome Cocula, o Mariachi floresceu entre os peões - lavradores e nativos - como música popular, incorporando ritmos e harmonia provenientes da Europa e da África.

    Com o passar dos anos os grupos de mariachi viajaram a pé, de mula, a cavalo ou de trem através de México como menestréis. Sem nenhuma instrução formal na música e sem nenhuma compreensão de notas escritas, os músicos misturaram, pela percepção auditiva, o lirismo da harpa, a doçura do violino, e a profundidade da guitarra numa escala de melodias, alguns delas com complexidade labiríntica.

   NOS DIAS ATUAIS

   Os Marichis viraram um dos símbolos mais conhecidos do México e como eles usam roupas especiais e o sombeiro, outro símbolo muito popular, ficaram ainda mais famosos.

    Para se contratar um grupo de Maricahis na Praça Garibaldi, em Xochimilco e outras partes festivas, se paga 100 pesos (algo em torno de R$50,00) para duas músicas. Se for para contratar uma serenata fica um pouco mais caro.

   Nas casas de espetáculo de folclore local eles tocam durante toda a noite.