Cultura

MÉXICO: Grilo é comida do dia a dia e se vende nos pontos turisticos

Quem quiser também pode acrescentar uma pitada de pimenta aos grilos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/04/2014 às 09:22
Uma canequinha dessas de grilos fritos, tostado, custa R$2,50
Foto: BJÁ
   Cada povo tem sua cultura e no México há o estranho (para os brasileiros) hábito de se comer grilos, desidratados, fritos, apreciáveis e rico em proteinas segundo nosso guia César Carrilho.

   É uma tradição gastronômica que vem da época dos povos originais do México, os astecas e os mayas, entre outros indígenas que habitavam os vales e já cultivavam na época préhispânica o milho (maiz), ainda hoje a lavoura mais cultivada no país, em todas as regiões.

   Os grilos integram a paisagem da cultura do milho e só não se tornaram uma praga devorando as plantações (em alguns casos devoravam tudo ou quase tudo) porque os indigenas descobriram que era um bom alimento e passaram a comê-los fritos depois de desidratá-los em água e colocados com vasilhas de barro ao sol.

   Com isso, como acontece até os dias atuais, os grilhos ficavam tostados (fritos) e aí é só adicionar um pouco de sal e limão e zaz, tá feita a refeição.

   Hoje, em vários locais do México, nas feiras livres, nos mercados, nos pontos turisticos se vendem os grilhos uma medida de mais ou menos 200g por 20 pesos, algo em torno de R$2,50. Eles são colhidos ou recolhidos nas plantações de milho e de alfafa, ainda como na época dos astecas, pegos na mão, um a um, pelos agricultores e suas familias.

   No México, se cultiva o milho em cinco tipos diferentes em cores e textura, desde o amarelado ao roxo, e são bastante apreciáveis com uma infinidade de comidas feitas a partir do milho (maiz).

   Para a população mais pobre e também na zona rural o milho está para o México como a mandioca para os nordestinos. Onde se vai vende-se milho cozido, assado, pamonha de milho, cuscuz e outros produtos.

   Já o grilo experimentei tomando uma gelada e tem gosto de camarão seco, não tão gostoso quanto, mas apreciável. Uma pitada de sal, limão e leva-se a boca. Com uma gelada, então, muy bueno. (TF)