Cultura

Ticiano Leony lança no 496 o livro Baraqueçaba - Casos do Acaso

Acontece dia 24 de abril
Palavras Cruzadas , Salvador | 15/04/2014 às 10:21
Ticiano Leony
Foto: Shirley Stolze

Nas páginas do livro Baraqueçaba – Casos do Acaso, o escritor Ticiano Leony volta ao início do século passado para retratar o universo baiano, do ambiente das fazendas de cacau comandadas por coronéis à vida na capital da Bahia. A obra que sai com o selo da Caramurê Publicações será lançada no dia 24 de abril (quinta-feira), às 18h15, no 496 grill & bar (Avenida Contorno). Em 221 páginas em papel couche os 18 contos reúnem personagens que ora comovem, ora fazem rir, como políticos, médicos, comerciantes, trabalhadores e ainda o menino e o jumento.
 
            “O que me levou a escrever os casos foi tentar deixar eternizado o que ouvi ou vivenciei, mesmo mudando os nomes dos personagens. A raiz dos casos é verdadeira”, explica Ticiano. Em seu primeiro livro publicado, o autor combina realidade com pitadas de ficção. Vinte gravuras a bico de pena de Ubi Maya ilustram a obra, retratando cenas como a conversa de boteco típica de cidades agrícolas.
           
            Baraqueçaba – Casos do Acaso tem prefácio de Moema Parente Augel, mestre em Ciências Humanas pela UFBA e doutora em Literaturas Africanas pela Faculdade de Letras da Universidade UFRJ. Ela considera que Ticiano “revela um grande conhecimento sobre a multifacetada região do sul da Bahia e, com ele, vamos seguindo as mudanças daquele microcosmo”.
 
            Para a professora Andréa Sauer, que assina o texto da orelha, o livro é uma pista interessante para resolver certas indagações do presente a partir de detalhadas histórias acontecidas em meados do século passado. “Uma obra como esta é importante, levando-nos a compreender uma parcela da identidade do povo baiano por meio do conhecimento de parte de sua herança histórica e cultural”, considera.
           
 
FICHA:
 
Baraqueçaba – Casos do Acaso
Autor: Ticiano Leony
Editora: Caramurê Publicações
Ilustrações: Ubi Maya
Gênero: Literatura brasileira/contos
Páginas: 221
Preço: R$ 30