Cultura

Projeto Perspectivas em Movimento abre inscrições gratuitas p oficinas

O Projeto Perspectivas em Movimento abre inscrições gratuitas para oficinas de teatro, dança e palhaço.

Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/03/2014 às 12:29
O projeto “Perspectivas em Movimento: A reinvenção da diferença” abre as inscrições para a segunda etapa das oficinas de teatro, dança e palhaço, que começarão em 17 de março de 2014. As aulas são destinadas às pessoas com qualquer tipo de deficiência, a partir de 16 anos, estendida ao familiar ou responsável, aos professores da rede pública e privada de ensino e a estudantes universitários.

“A reinvenção da Diferença” é um projeto de formação, qualificação em arte e cultura e tem como foco trabalhar pedagogicamente todas as dimensões da acessibilidade: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal.

Realizado desde 2010, o “Perspectivas em Movimento” chega a sua segunda edição recebendo o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e é realizado pela organização sem fins lucrativos, ARCCA (Associação Para Inclusão à Comunicação, Cultura e Arte)

A partir de março, as novas turmas de palhaço, teatro, dança acontecem segundas, quartas e sextas, respectivamente, das 8h às 12h, com carga horária total de 40 horas. As aulas contam ainda com o acompanhamento da fisioterapeuta Fernanda Oliveira e a coordenação educacional da psicóloga Ana Rita Ferraz.

Esta segunda etapa culminará com a interdisciplinaridade das três linguagens artísticas, homenageando o múltiplo artista Dorival Caymmi. O resultado destas conexões poderá ser visto no espetáculo de encerramento, que será gratuito e aberto ao público.

 Os professores das oficinas artísticas são Walter Eugênio Rozadilla (teatro),  João Lima (palhaço), e  Ana Luiza Reis (dança). Com turmas limitadas, qualquer pessoa elegível (pessoas com deficiência, pais ou responsáveis e professores da rede pública e privada de ensino), poderá escolher até mais de uma oficina.

Em 2013 foi concluída a primeira parte do projeto que teve cerca de 90 alunos, entre os quais pessoas com deficiência; pais ou responsáveis, professores da rede pública, de instituições especializadas, estudantes universitários e pesquisadores. A segunda etapa abre espaço para professores da rede privada, entendendo a lacuna existente na formação docente, quanto ao recebimento de pessoas com deficiência na sala de aulas.

O “Perspectivas em Movimento” torna-se pioneiro por buscar trabalhar com turmas mistas apostando no encontro para potencializar a diferença. No Brasil iniciativas de inclusão ainda são tímidas diante do grande número de deficientes, cerca de 23,9% da população tem algum tipo de deficiência, segundo o censo de 2010 do IBGE.

Ressalta-se que neste projeto não se trabalha para o outro, mas com o outro, tendo a arte como elemento transversal. A estratégia de trabalhar com turmas mistas aposta na força do contágio para produção de aproximações e deslocamentos sócio-culturais.

Serviço:

O que: Perspectivas em Movimento abre as inscrições para oficinas gratuitas de palhaço, teatro e dança.

Quem: Voltadas para pessoas com deficiência, a partir de 16 anos de idade, pais ou responsáveis e qualquer professor (a) da rede pública ou privada de ensino.

Quando: Inscrições gratuitas até 14 de Março

               Início das aulas de 17 de Março a 26 de Maio

               Segundas ( Palhaço ), Quartas (Teatro ) Sextas (Dança)

Onde: Espaço Xisto Bahia (Biblioteca Central)

Como: Inscrições através do contato com Ninfa Cunha (coordenadora executiva do Perspectivas em Movimento) através dos canais:

E-mail: perspectivasemmovimento@gmail.com

ou pelos telefones:  (71) 9112 5414 (TIM)/ 8744 2378 (OI).