Bahia

EM LAURO DE FREITAS, VACINAÇÃO INFANTIL CONTINUA NESTA SEGUNDA(24)

A vacinação infantil continua nesta segunda (24) para crianças de 8 a 11 anos sem comorbidades; 2ª dose também será aplicada
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 23/01/2022 às 19:51
Vacinação infantil
Foto: Danilo Magalhães

Nesta segunda-feira (24), a vacinação infantil contra a Covid-19 continua em Lauro de Freitas para os pequenos sem comorbidades com idade entre 08 a 11 anos, das 8h às 12h, na Unime, na Avenida Luís Tarquínio, e na Escola Dois de Julho, na Itinga. 

 

Para receber a proteção é necessário estar cadastrado, apresentar documento de identificação, cartão SUS ou CPF, comprovante de residência, além do formulário de autorização que pode ser impresso através do site da prefeitura -www.laurodefreitas.ba.gov.br ou estará disponível para preenchimento no próprio local de vacinação. 


Também nesta segunda-feira (24), adultos ou adolescentes que precisam tomar a 2ª dose da Astrazeneca ou Jansen podem tomar a vacina no Ginásio de Esportes do Aracuí ou Quadra do Colégio Dois de Julho, na Itinga, também das 8h às 12h. Para a 2ª dose é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacina com a primeira dose. A vacinação de para a 1ª e 3ª dose estará suspensa nesta segunda.

 

Chuva não atrapalhou 

 


Nem mesmo a chuva forte que caiu na manhã deste domingo (23), em Lauro de Freitas, foi capaz de evitar que pais e responsáveis levassem os pequenos para se vacinarem contra a Covid-19. Crianças com idade entre 09 e 11 anos e crianças com comorbidades de 5 a 11, compareceram a Unidade de Saúde da Família São Judas Tadeu, na Itinga,

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira, a estratégia para aplicar a vacina no domingo foi pensada para dar possibilidade aos que não podem trazer as crianças durante a semana. "Nós estamos aplicando a vacina nos pequenos todos os dias, de segunda a sexta-feira, e separamos o domingo para aqueles que trabalham poderem vir trazer suas crianças para se protegerem. Queremos alcançar o número maior desse público vacinado em menor tempo" explicou. 


Apoiando-se uma no braço da outra, as amigas Natália Cristina e Vanessa Costa, uma com 9 e outra com 10 anos, foram acompanhadas pela mãe de uma das crianças, a dona de casa Meire Costa, para tomar a dose da vacina. "Eu tenho medo de agulha, mas sei que é preciso se proteger", disse Vanessa que corajosamente tomou a vacina primeiro que a amiga. 

 

Ansiosa para ver a filha protegida, Fernanda Carine Lima acompanhava diariamente o chamamento para a idade da filha se vacinar. "Nós nos mudamos para Lauro recentemente e estávamos esperando com muita expectativa este dia. Ela era a única que ainda não tinha se vacinado em casa", disse abraçando a filha, Giovanna Lima, de 10 anos. 

 

Após tomarem as doses, os responsáveis e crianças aguardam por vinte minutos numa sala reservada. A médica clínica, Bruna Oliveira, orienta enquanto os pais aguardam o tempo para liberação. "É normal após a aplicação das doses as crianças apresentarem um pouco de dor no local ou até um pouco de febre. Basta colocar compressa de água gelada e tomar analgésico de costume", disse.