Bahia

AUDITORES ENTREGAM PRÊMIO IAF DE EDUCAÇÃO FISCAL 2021

O evento contou com a presença dos finalistas, apoiadores e representantes de associações e do Governo do Estado.
Daniela Pereira , Salvador | 27/11/2021 às 14:25
Auditores entregam Prêmio IAF de Educação Fiscal 2021
Foto: Divulgação

Em solenidade realizada na noite desta sexta-feira (26), o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) premiou os projetos e ações vencedores do Prêmio Estadual de Educação Fiscal. O evento, realizado no auditório Mário Cravo, Casa do Comércio, contou com a presença dos finalistas, apoiadores e representantes de associações e do Governo do Estado.

 

Com o objetivo de valorizar, promover e incentivar o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos por meio de mecanismos de controle social, o Prêmio IAF de Educação Fiscal, além de ser pioneiro na Bahia, estimulou a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado.

 

Na categoria escola, foram premiados em terceiro, segundo e primeiro lugar, respectivamente, Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, com o projeto “Controle Social Colaborativo da Gestão Democrática na Escola Pública”; Escola Daniel Rebouças com o projeto “Sou Criança Consciente! Fiscalizando e Aprendendo”; Escola Municipal Antero Alves com o projeto “História em Quadrinhos e a Educação Fiscal”.

 

Na categoria instituição a Associação dos Jovens Empreendedores levou o segundo lugar com o projeto “Feirão dos Impostos”; e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia ganhou em primeiro lugar com o projeto “A OAB vai à Escola- Módulo Educação Fiscal”. A repórter do jornal A Tarde, Maria Paula Marques ganhou o segundo lugar na categoria imprensa, com a matéria “Vandalismo Causa Transtornos Cotidianos e Prejuízos a Salvador”; Já o primeiro lugar ficou com o Conectado News, com a matéria “A Função Social dos Tributos Fiscais - Saiba a Diferença entre Tributos, Impostos e seus Benefícios à Sociedade”.

 

Na categoria tecnologia o segundo lugar foi de Caloan Guajardo com o projeto “Impostos Sobre Questões Simples”; e o primeiro lugar do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, com o projeto “Jogo Digital Você Gestor - A Rede da Cidadania”.

 

De acordo com a coordenadora do Prêmio IAF, Vera Virgínia Chaves, os projetos inscritos representam uma nova era para a população baiana com o exercício da participação, conscientização dos direitos e deveres e da cidadania fiscal. “Já que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, o que está acontecendo nesta solenidade é um marco para transformar o panorama da educação fiscal. Sem dúvidas é uma noite significativa para a sociedade baiana e uma realização para o IAF”, afirmou.

 

O presidente do IAF, Marcos Carneiro, destacou a importância do apoio da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) para a realização do prêmio. “Assim que conheci o prêmio nacional, não tive dúvidas de que precisava trazer este desafio para a Bahia. Tivemos muitas limitações com a pandemia, mas o incentivo e apoio da Febrafite foram fundamentais para que tudo isso fosse possível. Não posso deixar de agradecer a Federação, assim como todos os baianos e baianas que fizeram suas inscrições, acreditaram no prêmio IAF e na educação fiscal”, afirmou.

 

Além de Vera Virgínia Chaves e do presidente Marcos Carneiro, a mesa foi composta por Maria Aparecida Meloni, vice-presidente da Febrafite e coordenadora do Prêmio Nacional; Maria da Graça Pitiá Barreto, presidente do Conselho Regional de Administração da Bahia; Daniela Gomes, presidente da AGGEB e representante do coletivo Carreiras de Estado Organizadas; Vitor Maciel, presidente AUDTCM-BA, diretor de Controle Externo e representante do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios; Fábio Fernandes Barbosa, representando o secretário de Educação do Estado; e Antônio Félix Mascarenhas, representante da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

 

Também estiveram presentes Cleudes Cerqueira de Freitas, presidente da Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia; Isabel Pires Gomes, diretora de Comunicação e Eventos da Auditec; Sara Costa Félix, diretora e vice-presidente da AFFEMG; José Francisco Neto, diretor adjunto da Escola de Contas do TCM-BA; e José Luiz Souza, superintendente de Administração Tributária.