Bahia

LAURO: CARRETA DE COMBATE A COVID LEVA TESTAGEM A BAIRROS DISTANTES

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, acompanhou o primeiro dia de ação da carreta de combate ao coronavírus.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/07/2020 às 10:01
Carreta de combate a Covid
Foto:

A carreta de combate ao coronavírus da Prefeitura de Lauro de Freitas estacionou na comunidade de Quingoma, nesta quarta-feira (1) para testar e orientar a população local contra a Covid-19. Equipada com cinco consultórios, a unidade móvel é uma das estratégias da administração municipal de ampliação dos serviços de testagem rápida para o enfrentamento da pandemia. Durante a ação de proteção à vida, 38 casos positivos foram identificados entre 215 pessoas testadas.

Moradora de Quingoma, Marilene Alves foi uma das primeiras a ser atendida na carreta de saúde. “Fazer os testes nas comunidades é essencial para que todos tenham noção dos cuidados que devem ter. Na hora de preencher minha ficha, a moça perguntou se eu era do grupo de risco, se tinha casos na família, para poder tirar o parecer. O teste foi rápido, tudo bem higienizado na carreta”, comentou. Toldos foram montados para abrigar as pessoas durante a ação no bairro que segue com medidas regionalizadas até o dia 6 de julho.  

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, acompanhou o primeiro dia de ação da carreta de combate ao coronavírus. “Trouxemos mais esse reforço para o enfrentamento à pandemia e preservação de vidas. Esta carreta, que foi apelidada pelas pessoas de Laurona, pelo tamanho que tem, vai até onde o povo estar, a exemplo daqui de Quingoma, Barro Duro, e de outras partes mais distantes do Caji e Itinga” explicou. Para a prefeita, a testagem em maior escala é fundamental para avaliar o avanço da proliferação do vírus e adotar medidas de controle.

As pessoas que foram atendidas na unidade móvel passaram por processo de triagem. “Dentro da carreta da Saúde temos três salas para testagem e duas para atendimento médico. Nela é possível realizar o teste rápido, que leva de 10 a 15 minutos para sair o resultado, e também o SWAB, que faz a coleta de secreção da narina e boca, conforme a avaliação médica. Com essas amostragens teremos como saber como está o perfil dos bairros em relação ao coronavírus”, completou.

Os serviços na unidade móvel estão sendo prestados por uma equipe de profissionais formada por dois médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um psicólogo e um assistente social, além dos organizadores da sala de espera. Ainda em sua estrutura, a carreta traz recursos visuais com informações sobre formas de contágio e orientações preventivas, como a mensagem de sempre lavar as mãos com água e sabão constantemente, evitar cumprimentos, manter ambientes higienizados e outros.

Teste rápido

A Prefeitura de Lauro de Freitas já realizou 3.500 testes rápidos em ações de proteção à vida. Do total de pessoas testadas, 723 confirmaram positivo para Covid-19, o que representa mais de 20% do serviço de testagem já feito. Os testes rápidos chegaram nas localidades através das barreiras sanitárias montadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação de testagem já passou por Itinga, Centr