Bahia

Feira Cidadã leva serviços de saúde e cidadania a Coronel João Sá

Domingo de ação social do governo do Estado em Coronel João Sá
Da Redação , Salvador | 21/07/2019 às 18:55
Apoio a população atingida pelas águas da barragem do Quati
Foto: Paula Fróes

O domingo (21) é de ação social e solidariedade em Coronel João Sá, no nordeste da Bahia. Com 500 famílias desalojadas, em razão do rompimento da Barragem do Quati, o município recebe uma edição especial da Feira Cidadã, que oferece serviços de saúde e cidadania para a população até segunda-feira (22). A ação é promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). 

“A 19ª edição da feira foi solicitada em caráter emergencial pela primeira-dama do estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, devido ao sinistro ocorrido na cidade”, explicou o coordenador da Feira, Edvaldo Gomes. Serão realizados 5 mil atendimentos durante os dois dias. A distribuição de senha começa às 7h.

Estão sendo oferecidas consultas de odontologia, oftalmologia, pediatria, clínica e cirurgia geral, além de exames, como ultrassonografia da tireoide, abdômen total, partes moles, mama, transvaginal, vias urinárias e próstata, eletrocardiograma, preventivo ginecológico, aferição de pressão, medição de glicemia, atualização do calendário de vacinas e orientação sexual com distribuição de preservativos.

Após a feira, os serviços de odontologia permanecem por mais 10 dias no município. Serão oferecidos 120 atendimentos diários de restauração, limpeza, canal, prótese, extração e cirurgias. A lavradora Eunice Souza aproveitou a oportunidade para fazer uma prótese, pois a antiga não servia mais. “Espero em Deus vim colocar amanhã”, declarou.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) está emitindo novas vias de documentos como Carteira de Identidade e CPF, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas estaduais, serviço de ouvidoria e alguns procedimentos do Planserv. Os documentos serão entregues no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. Um protocolo com dia e hora para o recebimento dos documentos é disponibilizado ao fim do atendimento.

A Feira Cidadã já realizou cerca de 200 mil atendimentos em 2019, em todas as regiões do estado. Na quarta-feira (24) será a vez da população de Pedro Alexandre receber a caravana de solidariedade.

Doações

No dia 11 de julho, Coronel João Sá foi atingida pela cheia do Rio do Peixe, que provocou o rompimento da Barragem do Quati, localizada no município vizinho de Pedro Alexandre. Para ajudar vítimas das duas cidades, além da Feira Cidadã, as VSBA estão recolhendo donativos por meio da campanha Bahia Solidária. As entregas são realizadas diariamente. 

Para doar roupas, alimentos, água, brinquedos, entre outros itens, basta se dirigir ao ponto de coleta, que funciona no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, sede das VSBA, em Salvador. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 71 3117-4900.