Bahia

Comunidade de Portão aplaude o projeto Prefeitura em Ação, em LAURO

Dias 17 e 18 de junho tem mais atendimento
Da Redação , Salvador | 16/06/2019 às 18:26
Dias 17 e 18 tem mais
Foto: Edgard Copque

Dona Nilsa Pereira saiu de casa cedo na manhã do último sábado (15). A moradora do bairro de Portão, em Lauro de Freitas, aproveitou para colocar em dia consultas e exames durante o Prefeitura em Ação. O projeto da gestão municipal levou à praça principal do bairro serviços de saúde, lazer, orientações sociais e vacinação de cães e gatos disponíveis em stands, trailers e clínicas na Praça de Portão e entorno. Além disso, intervenções da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) como troca de lâmpadas, capinação e poda de árvore, e da  Infraestrutura intensificaram ações de melhorias na região durante duas semanas.

Assim como dona Nilsa, que há mais de dois anos não realizava sua mamografia por falta de tempo, dona Dionísia Reis aguardava sua vez de ser atendida para realizar o mesmo exame. As duas são parte das 80 mulheres encaminhadas pela Regulação para serem atendidas na clínica conveniada Clifeliz, que intensificou também durante a ação exames de ultrassom mamária, transvaginal e consultas com mastologistas. "Muito importante essa facilidade de acesso a procedimentos tão importantes para a manutenção da saúde da mulher, a prefeita Moema Gramacho sempre tem esse olhar cuidadoso com a população", declarou Dionísia. 

Junto com a Sesp e a Seinfra, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também chegaram antes. O saldo das ações mostra que a gestão se colocou à disposição do bairro, como destaca Tiago Rocha, liderança de Vila Nova de Portão. O CCZ, por exemplo, visitou 1.212 imóveis. Destes, 579 foram tratados no controle do mosquito Aedes Aegypti.  As equipes também vacinaram 585 animais contra a raiva, borrifaram casas e orientaram as famílias sobre a forma de combater o vetor da dengue e de outras doenças.

DIAS 17 E 18 TEM MAIS

Percorrendo os stands, a prefeita Moema Gramacho informou que nesta segunda e terça-feira (17 e 18), os serviços de confecção do Cartão SUS e Pesagem do Bolsa Família continuarão a ser realizados no bairro com intuito de reduzir a demanda. Moema explica que o Prefeitura em Ação é um projeto itinerante e que circulará com seus serviços em todos os bairros do município. "A proposta é levar continuamente as ofertas dos serviços públicos e quando o Prefeitura em Ação retornar a um bairro em que já atuou seja em um local diferente e assim vamos melhorando todos os locais", contou.

A ação em Portão começou com os atendimentos em saúde e social na quinta-feira (13) e continuou no sábado (15). Em apenas um dia mais de 400 preservativos foram distribuídos e realizados 312 testes rápidos para DSTs. Mais de 300 imóveis foram vistoriados pelos agentes de combate a endemias e outros serviços como vacinação humana, odontologia, nutrição, atendimentos em psicologia tiveram procura destacada. "Essa é a nossa forma de fazer gestão. Nesse momento é tão importante trazer para perto da população serviços de saúde com otimização de tempo e o mais importante atendimento humanizado", frisou o secretário de Saúde, Vidigal Cafezeiro.

Em apenas uma manhã a vendedora ambulante Célia Conquista conta que conseguiu colocar o calendário de vacinação de sua filha Emyly, de três anos, em dia, confeccionou o cartão SUS da pequena, fez limpeza e aplicação de flúor em seus dentes e ainda tirou dúvidas no stand do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento  Social e Cidadania (Semdesc) sobre a confecção da carteirinha do idoso e Benefício de Prestação Continuada (BPC). "Iniciativa muito boa da Prefeitura. A gente trabalha, não tem tempo de ir até os órgãos e a gestão traz para nós. Eu queria que o Prefeitura em Ação fosse fixo de tão bom que é", disse satisfeita. 

O lazer tamb´pem chegou firme nessa edição do projeto. Além dos cantinhos dedicados à criançada, com pintura de rosto, desenho e muitas histórias, o projeto promoveu um torneio de futebol com equipes da comunidade. A prefeita entregou os troféus.