Bahia

3ª edição do ano da Feira Cidadã atende população em Itiúba

A ação é promovida pela Secretaria de Saúde (Sesab)
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 22/02/2019 às 18:41

Na 3ª edição de 2019, a Feira Cidadã desembarcou em Itiúba, no centro norte do estado. Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), a população da cidade e região terá acesso a serviços de saúde e cidadania completamente gratuitos. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais de Bahia (VSBA). A Secretaria da Administração (Saeb) e Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado também apoiam a caravana. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h, na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Tanque das Nações.

A expectativa é de atender mais de 6 mil pessoas durante os dois dias. Para participar, é necessário apresentar RG ou certidão de nascimento e cartão do SUS. Para alguns procedimentos, é preciso requisição médica. “A Feira Cidadã hoje é o maior evento itinerante do Governo do Estado. É um pedido que todo município solicita à gente. É só encaminhar esse pedido às VSBA que a gente vai fazer uma análise. Se encaixando no perfil, a gente leva a feira para o município”, explica o coordenador do evento, Edvaldo Gomes.

Nesta edição, a caravana de serviços idealizada pela primeira-dama do estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, oferece consultas médicas com ginecologistas e oftalmologistas. De acordo com a coordenadora do serviço de oftalmologia, Karine Vilas-Boas, serão realizados 2.200 atendimentos de triagem de catarata e 1.400 cirurgias que acontecerão sábado (23) e domingo (24), seguidos das revisões na segunda (25) e terça (26), para o procedimento e a revisão. Idosos, crianças e adultos quem tiverem necessidade de uso de lentes corretivas receberão os óculos gratuitamente.

Também estão sendo realizados exames de mamografia, ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles), eletrocardiograma e raio-x de tórax. Os resultados saem entre 30 e 45 dias úteis e serão entregues na Secretaria de Saúde de Itiúba. 

Um dos serviços mais procurados, o atendimento odontológico oferece extração, restauração, canal e limpeza, além de orientação de escovação dentária com distribuição de kits. O atendimento será realizado durante seis dias para suprir a demanda reprimida do município. Os exames de mamografia terão mais um dia de atendimento, indo até o sábado.

Completam os procedimentos de saúde a aferição da pressão arterial, medição da glicemia, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis , incluindo HIV; vacinação e orientação nutricional. O público presente também pode se cadastrar e atualizar os dados do CadÚnico no Balcão Social, e emitir todas as vias da Carteira de Identidade no Sac Móvel. Serão emitidos 500 documentos, que serão entregues em 20 dias na Prefeitura de Itiúba.