Bahia

Cortejo cívico cultural celebra o padroeiro de Lauro de Freitas

Cortejo acontece neste sábado(12)
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 11/01/2019 às 10:05
Bankoma na festa do padroeiro 2018
Foto: Lucas Lins

Grupos culturais e cívicos desfilarão em cortejo pelas ruas do centro de Lauro de Freitas para celebrar Santo Amaro de Ipitanga, neste sábado (12). Baianas, capoeiristas, artistas e devotos se concentram no final de linha do centro, próximo ao Estádio Municipal, às 8h, para seguir o trajeto que representa fé e devoção ao padroeiro da cidade, até a praça João Tiago dos Santos onde a centenária Igreja Matriz abriga a imagem de mais de 411 anos do santo.

Organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), com apoio de outros órgãos da administração municipal, o cortejo mostra a diversidade das manifestações populares da cidade, com presença forte da cultura afro. “É uma das festas mais belas do calendário de eventos do município e que a cada ano atrai mais pessoas às ruas da cidade”, ressalta o secretário Manoel Carlos dos Santos.

De acordo com o professor e historiador Gildásio Freitas, o cortejo que mistura o sincretismo religioso com as manifestações folclóricas locais há cerca de 40 anos, atrai novas gerações aos festejos. “Um dos precursores deste movimento em Lauro de Freitas se chama Mendes Silva, hoje com mais de 80 anos. Ele iniciou esta ação porque no dia do padroeiro pela manhã a cidade ficava sem movimentação, então reuniu um grupo de amigos que transformou a festa no modo como conhecemos hoje”, relatou. 

O historiador também integra um dos 17 grupos populares que desfilarão durante o cortejo. “Nós da Cia Municipal de Teatro, em parceria com Arcas de Ipitanga e Polo de Teatro, traremos às ruas uma homenagem aos mestres da cultura popular de Lauro de Freitas, como dona Badinha, dona Aydeê e seu Balaieiro”, contou.  À frente do cortejo estarão as baianas que trazem em seus jarros águas de cheiro com ervas e essências, além das tradicionais vassouras para lavar as escadarias do templo. 

Para o idealizador do grupo Bambolê Balanço, Artêmio da Luz, a festa também abre espaço para estender a outras homenagens. “Nós, este ano, vamos reverenciar o circo e trazer o encanto dos pernas de pau, palhaços e arlequins”, disse. Além dos grupos, charangas, fanfarras, capoeiristas e movimentos políticos irão compor a festa.

As homenagens ao padroeiro serão encerradas na terça-feira, dia 15, data consagrada ao santo, quando dom Estevam dos Santos celebra missa campal solene na praça, às 8h, seguida de carreta até a comunidade de São Pedro, no Joquei Clube levando a imagem de Santo Amaro. À tarde, 16h, a imagem retorna em procissão. Logo após será rezada a última missa do dia. A festa será encerrada com show do padre Alessandro Campos.


Estrutura

Para garantir a segurança e comodidade da população que irá assistir ao desfile, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas montou um esquema especial que integrará as pastas da saúde, serviços públicos, trânsito, segurança e cultura.

Durante o festejo mais de 40 servidores da Secretária Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) organizarão o fluxo dos veículos nas vias próximas ao trajeto do cortejo. De acordo com a coordenadora de Trânsito, Eliana Dias, o tráfego será alterado no centro “Os veículos que vem de Salvador serão conduzidos a desviar na Travessa Brigadeiro Mário Epinghaus que dá acesso a Avenida Amarílio Thiago dos Santos e fluxo inverso utilizará esse mesmo trajeto para sair da cidade”, explicou. Cones e equipamentos de sinalização também serão instalados na Rua José Ernesto dos Santos, na altura das lojas Marisa e também, mais acima próximo à clínica Ortra.


Saúde

A Secretária de Saúde (SESA) mobilizará duas ambulâncias para a cobertura de emergências durante a comemoração. Além disso, a unidade de Pronto Atendimento Nelson Barros estará com a equipe a postos para eventualidades médicas.   A coordenação do Programa Municipal de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais da SESA distribuirá material informativo sobre prevenção e tratamento das doenças no circuito do cortejo. “Também iremos distribuir preservativos femininos e masculinos além de lubrificantes”, informou o coordenador Franklin Silva.


SESP

A Secretária Municipal de Serviços Públicos (Sesp) iniciou, nesta quinta-feira (10), um mutirão de limpeza com o apoio de 40 homens. Serviços de varrição das vias, roçagem, pintura de meio fio e recolhimento dos resíduos foram intensificados.  Durante o trajeto, sanitários químicos darão suporte à população. “Logo após a passagem do cortejo as vias serão limpas imadiatamente”, assegurou o secretário Renato Bras.


Segurança

O efetivo da Guarda Municipal (GM) estará nas ruas em rodízio para garantir a segurança dos munícipes e visitantes que circularão na cidade neste período de festas que se inicia no sábado (12) e segue na terça-feira (15), dia festivo do santo em que o padre Alessandro Campos levará os fieis o louvor e adoração ao padroeiro na Praça João Tiago dos Santos.

Segundo o superintende municipal de Segurança, Junior Neves, viaturas farão rondas pelas vias e revistas em casos necessários. “As câmeras de videomonitoramento instaladas em toda cidade garantirão maior efetividade das ações. Nossas equipes de plantão na central otimizam a sinalização de quaisquer situações onde seja necessária a intervenção da  GM”, disse.

 

1.CHARANGA VEM COM A GENTE 

2.ALA DAS BAIANAS 

3.POLO DE CAPOEIRA

4.GRUPO DE CAPOEIRA SEMENTES DA RAÇA NEGRA 

5.FANFARRA RENASCER DO SOL

6.PROJETO CULTURAL ARCA DE IPITANGA 

7.GRUPO CULTURA AMENDOIM E SUA TURMA 

8.PROJETO CULTURAL MENINOS DO BATUQUE 

9.PROJETO CULTURAL  GERAÇÃO CRIANÇA 

10.GRUPO CULTURAL CRIANDO ASAS

11.GRUPO PERCUSSIVO ATIKUM 

12.CIA DE TEATRO JUNTOS E MISTURADO

13.GRUPO DE DANÇA AFRO AZÂNIA

14.PROJETO CULTURAL BANKOMA

15.CIA DE DANÇA BALLET  THE CREW 

16.PROJETO BOMBOLÊ

17.GRUPO COMANDO NEGRO 


Após o cortejo, segue  arrastão com a banda Zirigue comemorando 20 anos de carreira.