Bahia

Educadores estaduais se destacam no 11ª Prêmio Professores BR

A premiação é dividida em quatro categorias (Estadual, Regional, Nacional e Temática Especial
Ascom Educacao ,  Salvador | 14/09/2018 às 16:43
A Matemática do São João de Laje
Foto: div

Professores da rede estadual de ensino estão entre os vencedores da etapa estadual do 11º Prêmio Professores do Brasil. Esta é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

 

Conquistaram a premiação das etapa estadual, na categoria Ensino Médio, os professores Tamillis Silva de Andrade Vigas (professora vencedora), do Colégio Estadual Juvenilia Peixoto Sampaio, em Laje; Elizabeth de Jesus da Silva (professora destaque), do Colégio Estadual Odorico Tavares, em Salvador; e Alex Barbosa Rufino (destaque), do Colégio Estadual Edvaldo Correia (destaque). Já no Ensino Fundamental, foi escolhida a professora Luciana Oliveira Lago (destaque), do Colégio Estadual Antonio Bahia, em Conceição do Coité.

 

 

A premiação é dividida em quatro categorias (Estadual, Regional, Nacional e Temática Especial). Para a próxima fase da premiação, os educadores vencedores disputam a etapa Regional, com previsão do resultado em 11 de outubro, e logo depois a etapa Nacional, com previsão do resultado em 29 de novembro, em cerimônia de premiação no Teatro da Escola SESC de Ensino Médio, no Rio de Janeiro.

 

 

Já classificada para a etapa Regional, a professora Tamillis Andrade, disse que estava feliz pelo reconhecimento e explicou que o projeto “A Matemática do São João de Laje-BA” faz uma relação da festa junina com o estudo da disciplina. “A ideia foi mostra aos estudantes que a Matemática está além da sala de aula, que a Matemática está presente nos detalhes do cotidiano. Por isso, depois de demonstrarem bastante interesse pelos festejos juninos, que aconteceriam de forma antecipada no município, nós estruturamos uma sequência didática que pretendia realizar a construção de uma maquete para estudar escala, medidas e áreas de figuras planas”, explicou.

 

Segundo Tamillis, com o aprendizado, foi realizada a medição do circuito da festa, para  estabelecer uma estimativa da capacidade máxima do público no São João da cidade. Depois, foi feito um embasamento teórico com assuntos matemáticos (porcentagem, análise de dados, construção de gráficos, média, moda e mediana) sobre os dados com gastos (ou investimentos) da festa, além de analisar a lei de acesso a informação.

 

Reconhecida como destaque no Ensino Fundamental, a professora Luciana Oliveira Lago, também comemorou o resultado. Ela inscreveu o projeto “Os nativos digitais do CEAB e suas vivências tecnologias”, no Prêmio Professores do Brasil. A atividade é desenvolvida na escola desde 2016, envolvendo tecnologias digitais. “Tratamos de assuntos como o marco civil da Internet e as tecnologias assistivas, voltadas para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência. Também realizamos aulas de campo onde visitamos lojas de tecnologia e emissoras de rádio, além do Parque do Saber, em Feira de Santana, que possui diversas atividades no teatro virtual. Na prática, fazemos a Mostra Tecnológica, onde os estudantes apresentam trabalhos na área, além de exposições de vídeos e fotos, desenvolvidos com o celular, o que proporciona mais interação com as novas tecnologias”, destacou.

 

Fotos: Divulgação