Bahia

Feira leva saúde e cidadania para população de Vila Nova em Portão

Uma realização da SMS de Lauro de Freitas
Da Redação , Salvador | 15/07/2018 às 10:29
Feira atende população
Foto: Lucas Lins


Dona Ana Célia saiu de casa cedo, na manhã deste sábado (14), para aferir sua pressão arterial, glicemia e colocar o exame preventivo em dia. Assim como ela centenas de pessoas receberam atendimentos em stands montados no Projeto Mais Saúde Perto de Você, que nesta sétima edição aconteceu em parceria com a Feira Cidadania em Ação. Além de exames, atendimentos jurídicos e orientações de serviços do Creas e Cras, a população de Vila Nova de Portão participou de palestras nutricionais e odontológicas nos entornos da Creche Municipal Ana Montenegro.

De acordo com a prefeita Moema Gramacho o objetivo da ação é alertar a população para a necessidade da prevenção de doenças. “É bem melhor cuidar para não ficar doente do que depois ter que tratar a doença. Nós temos buscado ampliar os serviços. Exemplo disso é a descentralização da Regulação, hoje já temos nove postos de saúde regulando exames e consultas e conseguimos zerar listas de espera de cirurgias com o mutirão que realizamos em parceria com o governo do estado no ano passado. Esta semana inauguramos mais um posto de saúde na Itinga e, em agosto, será ativado mais um. A previsão é que até o final deste ano serão ao todo mais quatro unidades de saúde que já estão em processo de licitação”, pontuou.

Promovida pela Secretária de Saúde (SESA), na Feira Mais Saúde além dos stands com orientação nutricional, cálculo de índice de massa corpórea, palestra e aplicação de flúor com dentistas, distribuição de repelentes e hipocloritos, confecção de cartão SUS, vacinação de cães e gatos e humana, trailers equipados com os aparelhos necessários ofereciam exames preventivos, testes rápido HIV, sífilis e hepatite B, e consultas com médicos clínicos e pediátricos. Sentada à espera de sua vez, a dona de casa Rute Dias elogiou a organização das feiras. “Às vezes não dá tempo de ir aos locais buscar esses atendimentos e aqui já facilitou, trouxe meus filhos e foi tudo rápido e com eficiência”, disse.

Já quem procurou atendimento nos boxes da Feira Cidadania em Ação, promovida pela Secrearia de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), pôde receber orientações sobre o programa Bolsa Família, informações sobre atendimentos do Creas e Cras. O Departamento da Pessoa Idosa levou cards e panfletos explicativos sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Estatuto do Idoso, e o Departamento da Criança e do Adolescente reforçou a campanha de combate à exploração sexual infantil. “A intenção é trazer os serviços para perto da população atendendo a pedidos da comunidade”, disse a secretária da Semdesc, Huldaci Santana.