Bahia

POTIRAGUÁ: Homens armados invadem fazenda que seria de Geddel e Lúcio

Com Politicos do Sul da Bahia e G1 Bahia
Da Redação ,  Salvador | 23/09/2017 às 18:51
Entrada da fazenda com tupinambá mirim caminho em direção ao local
Foto: Politicos Sul da Bahia
   Supostos índios invadiram a fazenda do ex-ministro Geddel Vieira Lima, localizada às margens do Rio do Pardo, em Potiraguá. De acordo com informações, os índios fecharam o ramal que dá acesso a fazenda e o clima é tenso no local.

Geddel é dono de algumas  fazendas de gado em sete municípios da Bahia. Só às margens do Rio do Pardo, são três. A fazenda invadida pelos índios neste sábado, 23, chegou a passar no Fantástico em uma matéria que falava sobre os patrimônios do ex- ministro.

Geddel foi preso no último dia 8 de setembro após a Polícia Federal apreender R$ 51 milhões em um de seus apartamentos em Salvador.

De acordo com o delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, coordenador da Polícia Civil em Itapetinga, município onde o caso foi registrado, cerca de 25 homens que dizem ser índios, armados com espingardas e outras armas longas, invadiram a Fazenda Esmeralda por volta das 2h da manhã.

"Eles fizeram os funcionários reféns durante toda a madrugada e, no ínicio da manhã, libertou todo mundo", afirmou o coordenador, acrescentando que ninguém ficou ferido na ação.

Ainda segundo Antônio Roberto Júnior, outras pessoas que seriam do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) e do Movimento de Luta Pela Terra (MLT) trambém invadiram a fazenda. O delegado destaca, entretanto, que os integrantes que seriam dos movimentos sociais não estão armados.

O coordenador de Itapetinga informou que um inquérito foi instaurado para apurar o caso, e que se for comprovado que os invasores são realmente índios, o caso passará para a Polícia Federal.
A reportagem entrou em contato com a defasa de Geddel, que ficou de averiguar o caso. O G1 tenmtou falar com o deputado Lúcio Vieira Lima, mas não conseguiu contato.