Bahia

PPP: Hospital Menandro de Faria inaugura Centro de Bioimagem, em Lauro

HM fica na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas
Da Redação , Salvador | 22/06/2017 às 10:21
Melhr serviços aos pacientes
Foto: JR
  O Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas, recebeu mais uma ampliação de seus serviços, na quarta-feira (21), com a inauguração pelo governador Rui Costa do Centro de Diagnóstico por Imagem. A estrutura instalada em um novo pavimento do HGMF, conta com dois aparelhos de Raio-X e um tomógrafo de 16 canais adquiridos com um investimento de R$ 6 milhões. A expectativa é que no local sejam realizados mais de 7,5 mil exames por mês.

   A prefeita Moema Gramacho comemorou a inauguração do Centro de Bioimagem como importante reforço na área de saúde do município. Ela explicou que antes era necessário encaminhar os pacientes do HGMF que necessitavam de tomografias computadorizadas para o Hospital Roberto Santos. “O novo setor dará agilidade ao atendimento do hospital, facilitando o diagnóstico dos pacientes com otimização do tempo e com atendimento de qualidade, além de complementar a assistência eletiva aos moradores de Lauro de Freitas e municípios do entorno”, destacou. 

   De acordo com o governador Rui Costa a modernização do setor é resultado da parceria público-privada (PPP) entre o Estado da Bahia e a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD). “Com o modelo, temos um ganho na eficiência dos atendimentos, porque, se uma máquina dessa quebrar, por exemplo, e ficar uma semana sem realizar exames, a empresa não recebe o dinheiro do Estado por aqueles dias sem o serviço, o que impulsiona mais agilidade na resolução dos problemas e também no cuidado com a manutenção dos aparelhos”, ressaltou.

   A regulação do HGMF e do estado farão os encaminhamentos para o Centro. Para os pacientes encaminhados de outros hospitais, além de documento de identificação com foto e cartão do SUS, será necessário levar a solicitação do exame. A unidade de imagem funciona de segunda a sexta-feira, em diferentes turnos, por dia, com quatro radiologistas dedicados unicamente ao Centro.

   Ações na saúde em Lauro de Freitas não param 

   Para a prefeita Moema Gramacho, o Centro vem somar ao esforço que está sendo feito para melhorar o atendimento à saúde no município. “Já reabrimos 13 dos 15 postos que tinham sido fechados pela gestão anterior e em julho está prevista a reabertura do Hospital Jorge Novis (JN), na Itinga”, enfatizou. O equipamento está com mais de 90% da reforma concluída e já opera o laboratório em fase experimental. “Nós equipamos o HMJN para realizar cirurgias rápidas como hérnias e vasectomias. A unidade será um Hospital Dia com capacidade para mais de 300 exames laboratoriais por dia e consultas em diversas áreas”, conta o secretario da SESA, Erasmo Moura.