Bahia

Bahia apresentará projetos de Educação para a OEA

Projetos também serão enviados para agências internacionais de fomento
ASCOM Educação , Salvador | 29/07/2016 às 18:16
Reunião com Dirigentes do Virtual Educa
Foto: Gabriel Carvalho

Além de se preparar para sediar, em 2018, um dos maiores eventos internacionais na área de educação, o Governo da Bahia vai apresentar projetos à Organização dos Estados Americanos (OEA), entidade responsável pelo Virtual Educa. Com este propósito, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, nesta sexta-feira (29), uma reunião com a comitiva liderada pelo secretário-geral do Virtual Educa, José María Antón.  

Os projetos na área da Educação deverão ser apresentados à OEA e também serão enviados para agências internacionais de fomento. Além disso, também está sendo organizada uma visita do governador Rui Costa à sede da entidade, em Washington. “A ideia desta reunião foi sintonizar os superintendentes na preparação de projetos que devemos apresentar até setembro, e, óbvio, preencher todos os requisitos, além de ajustar o conteúdo para consagrar a realização do evento em 2018”, destacou o secretário da Educação, Walter Pinheiro. 

O secretário-geral, José María Antón, avaliou como positiva a iniciativa da Bahia em apresentar projetos que podem, inclusive, servir como referência para outros países. “Estamos na Bahia não só para um encontro, mas para um processo de exposição internacional de tudo o que fazem de inovação na Bahia, para que seja visto em toda América Latina e Caribe. Está havendo um esforço importante dos temas de educação das crianças, dos jovens e adultos; as taxas de analfabetismo têm reduzido muito e isto é um tema fundamental”, disse. 

Logo após a reunião, Pinheiro falou com o Ministro das Relações Exteriores, José Serra, para o Itamaraty endossar a posição brasileira de a Bahia sediar o congresso que deve reunir mais de 10 mil pessoas. As tratativas para a Bahia sediar o congresso internacional foram iniciada por Pinheiro, que foi convidado por Antón para representar a Bahia como palestrantes e compor a delegação brasileira, na edição ocorrida, em Porto Rico, neste ano. Também participaram da reunião, o presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, e o diretor da Fiocruz, na Bahia, Manoel Barral Netto.